Quarta turma se forma nesta quarta, 31
Nesta quarta-feira (31/10), a partir das 19h, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promove a cerimônia de formatura da quarta turma do projeto Chefs Notáveis. Ao todo, 19 alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche, com idades que variam entre 16 e 66 anos, cozinharão um jantar para familiares e convidados, em celebração à conclusão do curso.
A cerimônia vai acontecer na Escola de Empreendedorismo e Inovação, o mais novo espaço dedicado à qualificação profissional da cidade e que já sedia cursos gratuitos de gastronomia, maquiagem, manicure e pedicure e pequenos reparos (corte e costura), promovidos pelo Fundo Social.
Com o auxílio da chef Luriana Toledo, que coordenou o curso de gastronomia e ministrou as aulas, os alunos vão preparar uma saborosa refeição, composta por entrada, prato principal e sobremesa. No cardápio, estão ratatouille, mininhambúgueres, pães (entrada), risoto de calabresa, bolachas de parmesão (prato principal) e brigadeiro no copo (sobremesa).
A técnica de preparo dos brigadeiros também foi ensinada aos alunos. Ao todo, eles tiveram sete aulas, sendo cinco com Luriana e mais duas de doces e brigadeiros artesanais, comandadas pela professora Sheyla Reis. O curso teve início no dia 21 de agosto e, desde então, os encontros aconteceram sempre às terça-feiras, das 14h às 16h30, nas dependências da própria Emesp.
Durante a cerimônia, os alunos receberão certificados de conclusão e também uma apostila, com todo o conteúdo que foi passado durante o curso. O evento também contará com atração musical, para embalar o clima festivo. Os voluntários do programa Família Solidária estarão presentes, auxiliando na cozinha, a servir os pratos e no que mais for necessário.
O projeto Chefs Notáveis tem por objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e também a capacitação profissional, por meio do ensino da gastronomia. A iniciativa visa mostrar que, se respeitadas e estimuladas, todas as pessoas podem desenvolver habilidades e conquistar independência nos âmbitos social e profissional.
Esta é a segunda turma de 2018 e também o segundo grupo composto por alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche. As duas primeiras turmas do projeto foram compostas por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e se formaram em 2017. Já neste ano, formou-se no mês de junho a primeira turma da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche.
Com mais esta formatura, chega a 55 o número de alunos formados pelo projeto. Mais informações sobre o Chefs Notáveis podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)