Prefeitura estuda diversas regiões
A Secretaria Municipal de Transportes está realizando estudos para melhoria da mobilidade urbana em corredores viários na região central e em bairros de Mogi das Cruzes. O objetivo é melhorar a circulação de veículos e oferecer mais segurança para pedestres e motoristas. Paralelamente, algumas intervenções já estão sendo realizadas.
Os trechos que foram recentemente recapeados das avenidas Governador Adhemar de Barros e Voluntário Fernando Pinheiro Franco e das ruas Professor Flaviano de Melo, Basílio Batalha e Tenente Manoel Alves dos Anjos estão recebendo uma nova sinalização de solo. Estes trabalhos fazem parte da implantação do Corredor Leste-Oeste, que está sendo construído pela Prefeitura.
Ainda nesta região, a SMT está desenvolvendo estudos sobre a viabilidade de implantação de semáforos em dois pontos em que foram identificados conflitos de trânsito. O primeiro fica no encontro entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Governador Adhemar de Barros, em que o conflito existe principalmente entre os motoristas que deixam a Vila Industrial pela passagem de nível e os que estão na Adhemar de Barros no sentido centro-bairro.
Outro local que está sendo estudado pelas equipes técnicas é o cruzamento entre a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e a rua Basílio Batalha, nas proximidades da praça do Imigrante. Neste local, foi identificado um ponto de conflito dos motoristas que estão na região da praça e precisam cruzar a avenida para acessar a rua Basílio Batalha, principalmente nos horários de pico.
“Nestes dois locais, foram identificados pontos de conflito que interferem na circulação dos veículos. Já estamos realizando estudos para buscar as melhores alternativas para diminuir estes problemas, facilitando a circulação e melhorando a segurança”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A SMT também está realizando levantamentos no encontro das avenidas Governador Adhemar de Barros e Valentina de Mello Freire Borenstein, no distrito de Braz Cubas. No local, os estudos levam em conta a circulação de veículos, principalmente de grande porte, em todo o sistema viário.
Outro ponto que está recebendo um levantamento amplo do sistema viário é o cruzamento das avenidas Pedro Machado e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, no Mogi Moderno. No local, a movimentação de veículos em todas as direções do cruzamento traz problemas para a circulação. Dentro do estudo que está sendo feito, é verificada a utilização de outras vias da região para absorver parte do fluxo.
Na mesma região, na rua Doutor Deodato Wertheimer, serão realizadas intervenções de melhoria em parceria com o Colégio Ativa. Neste caso, será implantado canteiro central em um trecho da vida, o que evitará conversões de uma faixa a outra, melhorando a segurança dos alunos, pedestres e motoristas.
A região do Shangai, próxima à praça João Antônio Batalha e à passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, também está recebendo estudos para a melhoria da mobilidade urbana e circulação de veículos. O trabalho começou na última semana, com a contagem de circulação de veículos. Os dados aferidos serão utilizados para o embasamento dos estudos.
Por fim, a rua Coronel Souza Franco ganhará duas vagas de estacionamento para as pessoas que buscam atendimento no CPAM-12, principalmente o registro de ocorrências. (Luiz Maritan)