Projeto atende cerca de 4 mil alunos
O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta sexta-feira (15/06), do encerramento das atividades do projeto Clube do Bem-te-vi em Mogi das Cruzes, uma parceria da Prefeitura com o Detran. Nos últimos dez dias, cerca de 4 mil alunos de nove escolas municipais da cidade e da Apae foram beneficiados pelo projeto, que leva orientação sobre segurança no trânsito para as crianças.
Os estudantes participam de palestras que são ministradas por policiais militares especializados. A didática do projeto trata a criança como participante de trânsito, sendo pedestre, ciclistas, orientação aos pais e na utilização adequada de faixas para pedestres e cinto de segurança.
“A segurança no trânsito é um problema sério, que precisa ter a responsabilidade de todos. As crianças recebendo as informações adequadas, teremos uma cidade mais segura”, destacou Marcus Melo. “Fico feliz que a Prefeitura tenha boas parcerias com o objetivo de orientar e ensinar as crianças”, completou.
O prefeito destacou ainda que a administração municipal já está solicitando ao Detran que o projeto seja novamente realizado no próximo ano, ampliando o atendimento às escolas do município.
Durante o evento, também foram premiados os alunos de cada uma das escolas que se destacaram no concurso de desenho que faz parte do programa. Receberam os prêmios os alunos Igor Saraiva Pedroso, da EM Coronel Almeida, Pablo Moisés dos Santos, da EM Dr Benedito Laporte Vieira da Motta, Rebeca Marcondes Braga, do Cempre Professor José Limongi Sobrinho, Stephany, da Professora Maria Luiza M. da Fonseca, Mariah Ismaelita Araújo Marfil Catelan, da EM Professor Adolfo Martini, Gabriel da Silva Santana, da EM Professora Cynira de Oliveira Castro, Victor Rafael Deodato Filho, da EM Professor Demerval Arouca, Giovana Marcel da Silva, do Cempre Doutora Ruth Cardoso, Ana Julia Timóteo Coelho, da EM Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, e Alex Sandro de Jesus Ferreira, da Apae.
“Esta é a primeira vez que realizamos o projeto Clube do Bem-te-vi em Mogi das Cruzes e superou as nossas expectativas. Tenho a certeza que atingimos os objetivos, de mostrar que a criança é importante no trânsito”, disse o cabo da Polícia Militar João Carlos Rodrigues da Silva, um dos instrutores da iniciativa.
Os bons resultados do projeto poderão trazer outros frutos para a cidade, conforme explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida. “É um projeto magnífico, que tem uma empatia e uma sintonia perfeita entre os policiais militares que oferecem as palestras e os alunos. As crianças, de uma forma lúdica, entendem boa parte do Código de Trânsito Brasileiro. Queremos poder continuar a parceria, já que a Educação para o Trânsito tem de ser uma ação contínua e até manter uma equipe nossa para que o trabalho seja permanente”, disse.
Também participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, o vereador Otto Flores Resende, o coordenador do projeto Clube do Bem-te-vi, sargento Edson Centamori da Silva e o gerente de Educação para o Trânsito do Detran, Mauro Antonio Gumieiro Voltarelli. (Luiz Maritan)