17 projetos e startups nesta quarta, 06
Com experiência na área de educação, Marilisa Cardoso e Fernanda Vedana criaram a Magistéria, escola digital para professores. O projeto foi um dos 17 apresentados no Show Case - I Mostra do Polo Digital de Mogi das Cruzes, realizado nesta quarta-feira (06/06) na sede do Polo, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social em parceria com a ETEC Presidente Vargas. O evento reuniu empreendedores, estudantes e membros da iniciativa, que tem sido referência de empreendedorismo e inovação no Alto Tietê e região.
As empreendedoras se conheceram no Polo Digital. “A gente se conheceu aqui no coworking e tínhamos uma ideia com o mesmo propósito. Nosso objetivo é transformar a educação no Brasil”, disse Fernanda Vedana. A exposição também contou com os projetos: Corta Fila, Keruak, IT 2 Business, PROLead, Rowing Marketing Digital, Ikone Brasil, Nell Technology, 77 Drive, Mia, Eu Troco.net, APIT, Sua Nfe e SmartControlPro.
“Esta é a primeira de várias exposições que teremos aqui no Polo Digital. Vamos apresentar o que está sendo feito, pensado e construído na nossa cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, na abertura do evento. A programação também contou com a participação do Sebrae-SP, que ofereceu consultoria e a oficina Sebrae-SP Responde: Startup.
Para Marcio Fusco, que apresentou o projeto Bikepacker na Mostra, o Polo Digital traz um diferencial para a cidade. “Participo desde o começo, assisti às palestras e recebi a mentoria. É um espaço fundamental para os empreendedores que antes tinham que ir para São Paulo e agora não precisam mais”, disse. O projeto de Fusco oferece passeios de bicicleta a preços mais acessíveis por meio de uma plataforma online.
O coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes, Rodrigo Garzi, ressaltou que o evento foi feito de forma colaborativa. “O evento nasceu da necessidade de apresentar o trabalho que estamos fazendo, os empreendedores e startups que estão usando o Polo para se desenvolver. Foi um evento feito de forma colaborativa, bem no espírito do Polo com a ajuda fundamental da ETEC Presidente Vargas”, disse.
A professora de Eventos do Curso Técnico de Secretariado da ETEC Presidente Vargas, Milene Amorim de Matos, destacou a importância da participação dos alunos no evento. “Não é somente o ensino da técnica e o planejamento do evento, que os alunos tiveram, mas, sim, a oportunidade de trabalhar questões de soluções de problemas e resoluções de conflitos”, avaliou.
Participaram do evento os secretários municipais de Finanças, Aurílio Caiado, de Obras, Walter Zago Ujvari e o vereador Sadao Sakai. O Polo Digital foi criado para conectar empreendedores e incentivar talentos regionais a criarem empresas que impactem de forma positiva o Brasil e o mundo. Com 1,4 mil inscritos, é referência no compartilhamento de ideias, inovação e empreendedorismo. (Kelli Correa Brito)