Prefeitura segue medidas emergenciais
A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue com medidas emergenciais para não interromper os serviços essenciais à população. A manifestação dos caminhoneiros em todo País entra no oitavo dia de paralisações e afeta vários setores, provocando escassez de insumos, sobretudo combustíveis. Apesar dessas dificuldades, os serviços municipais seguem funcionando, com prioridades.
Um boletim sobre a situação no município foi divulgado na manhã desta segunda-feira (28/05) pelo prefeito Marcus Melo, em entrevista à imprensa, acompanhado por secretários e vereadores. “Não é uma questão apenas de Mogi das Cruzes. As manifestações afetam todo Brasil, mas nossa prioridade aqui na cidade é manter os serviços funcionando”, destacou Melo.
Na sexta-feira (25/05), o prefeito decretou estado de emergência e determinou a requisição de combustíveis dos postos do município para abastecimento de veículos oficiais da Prefeitura – caso isso seja necessário para não interromper os serviços públicos essenciais.
No sábado, a Prefeitura conseguiu completar seus níveis de combustível, o que é suficiente para uma semana de utilização de ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal e transporte escolar, entre outros serviços fundamentais. Abaixo, a atual situação em Mogi Cruzes.
ESTOQUE DE COMBUSTÍVEL DA PREFEITURA: no sábado (26/05), a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu, num posto da cidade, completar os seus níveis de diesel, gasolina e etanol. O combustível foi buscado em uma distribuidora. Nesta segunda (28), o estoque é de 30 mil litros de diesel, 15 mil de gasolina e 5 mil de etanol.
VEÍCULOS ADMINISTRATIVOS: não estão sendo abastecidos, pois a prioridade está com a prestação dos serviços essenciais.
TRANSPORTE PÚBLICO: circulação de ônibus seguirá o mesmo esquema de sexta-feira (25/05), com redução de aproximadamente 20% da frota. Total de 175 ônibus em circulação. Sexta, sábado e domingo (1 a 3 de junho), devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, serão 114 veículos em circulação.
LINHAS INTERMUNICIPAIS: a EMTU informa que ônibus das empresas Pássaro Marron, Cometa e Viação Sampaio estão com atendimento normal. A Viação Jacareí tem redução de 30% na frota. As demais empresas que reduziram o número de veículos em circulação são a Breda (50%) e a Radial (40%).
EDUCAÇÃO: aulas nas escolas municipais estão sendo realizadas normalmente. Checagem feita na manhã desta segunda-feira (28/05) indicou que apenas a unidade da Chácara Guanabara está com atendimento paralisado, em razão de ausência de funcionários.
MERENDA ESCOLAR: serviço segue normalizado, com estoque suficiente para até a próxima terça-feira. Houve problemas apenas com o fornecimento de maçã, que foi substituída por outro alimento.
TRANSPORTE ESCOLAR: funciona normalmente.
SAÚDE: unidades de saúde funcionam normalmente. Foram registradas cinco faltas por parte de médicos da rede.
SAMU/ AMBULÂNCIAS: serviços estão mantidos, incluindo transporte de pacientes para outras unidades de saúde.
HOSPITAL MUNICIPAL: atendimento segue normalizado, incluindo cirurgias eletivas. O estoque existente dura até quarta-feira (30/05).
DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS: no momento, há quatro medicamentos em falta. São eles: sertralina, clonazepam (saúde mental), dexametasona ampola (antiinflamatório) e sulfato ferroso (suplemento vitamínico). A Secretaria de Saúde está substituindo os dois últimos por medicamentos equivalentes.
COLETA DE LIXO: funciona normalmente.
SERVIÇOS: serviços de manutenção, como tapa-buracos, seguem paralisados.
SEMAE: recomenda a máxima economia possível de água, pois o estoque de produtos utilizados no tratamento está baixo. Nesta segunda-feira (28/05), , com escolta da Polícia Militar, a autarquia está retirando produtos químicos necessários nos fornecedores. O abastecimento de água nos bairros distantes, feito por caminhões-pipa, foi retomado.
Acompanhamento da situação
Como vem fazendo desde o início da crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros, a Prefeitura segue acompanhando a situação e seus efeitos. Se novas medidas forem necessárias, a população será informada por meio de nossos canais oficiais. A administração municipal reitera o pedido de desculpas por eventuais transtornos e conta com o apoio e a compreensão de todos. (Julio Nogueira e Lívia de Sá)