Fornecimento: Prefeitura assina contrato
O prefeito Marcus Melo assinou, nesta segunda-feira (09/04), na sede da Secretaria de Educação, no Centro Cívico, o contrato para o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Pelo terceiro ano consecutivo, agricultores familiares da cidade serão responsáveis por fornecer seus produtos para a alimentação de mais de 45 mil alunos de 205 escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.
No total, serão fornecidos 244.062 quilos de produtos, 56% a mais do que em 2017, com investimento anual de R$ 1.115.499,72. No ano passado, foram investidos R$ 923.031,35 e adquiridas 156 toneladas de alimentos. “O que estamos fazendo aqui hoje é reforçar o compromisso de oferecer uma alimentação de qualidade às nossas crianças, valorizando a cultura agrícola familiar e local”, afirmou o prefeito Marcus Melo, que participou da cerimônia ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e dos vereadores Mauro Araújo, José Antônio Cuco Pereira e Carlos Evaristo.
A iniciativa envolve as Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Gestão, que têm atuado em conjunto para a aquisição dos produtos mogianos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir mais qualidade aos alimentos da merenda escolar, reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. “A produção próxima de nossas escolas é também uma forma de valorizar um trabalho tão importante para todos”, explicou a secretária de Educação, Juliana Guedes.
Os novos fornecedores serão a Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur), representada no evento pelo presidente José Vieira, e a Cooperativa de Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê – Coopavat, presidida por Leandro Laranjeira. Já os novos produtos fornecidos serão acelga, alface crespa, cebolinha, couve-flor, couve manteiga, escarola, repolho liso, salsa, beterraba, cenoura, chuchu e abobrinha.
A merenda escolar mogiana é responsável pelo fornecimento de cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. Com foco na oferta de cada vez mais alimentos in natura e na promoção de hábitos alimentares saudáveis, a Secretaria de Educação está introduzindo novos produtos no cardápio, como o peixe, que passou a ser oferecido mensalmente nas escolas, e o ovo de codorna, com distribuição iniciada nessa semana.
A aquisição de produtos da agricultura familiar da cidade integra o programa Mogi é Agro, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, que visa a promover ações para divulgar e fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio mogiano. A Pasta está capacitando os agricultores com o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural por meio dos projetos: “Alimento Saudável, é Alimento Seguro” e “Diversificação de Culturas”. “Todos os agricultores estão sendo capacitados com boas práticas voltadas para a qualidade e a segurança dos alimentos”, afirmou o secretário de Agricultura, Renato Abdu. As palestras mensais são ministradas por especialistas que divulgam informações sobre manejo de solo, produção, nutrição de plantas, entre outros temas.