elege vencedores
Neste último domingo (25/03) foi realizada a grande final e o encerramento do 5º Festival da Canção de Mogi das Cruzes. O evento, que é sempre realizado no Theatro Vasques, teve nesta edição um total de 364 músicas inscritas, sendo 33 mogianas e contou com a participação de representantes de 70 cidades, pertencentes à 16 estados brasileiros.
Somando as cinco edições, o Festival da Canção já recebeu a inscrição de mais de duas mil composições de todo o Brasil. O evento recebeu elogios do corpo de jurados, que neste ano foi composto por nomes importantes da música brasileira.
O poeta, ator, cantor, compositor e publicitário Jean Garfunkel, que já teve composições consagradas nas vozes de Elis Regina, Margareth Menezes e Maria Rita, por exemplo, foi um deles e falou sobre a importância de ações como essa para a divulgação da obra dos compositores nacionais.
Já Beto Strada, que é compositor, maestro e arranjador com vasta experiência, enalteceu a possibilidade de ter contato com a produção autoral de músicos de todo o país. “Foi ótima a experiência de participar como jurado e conhecer a produção autoral de tantos compositores”, destacou.
A também jurada Alzira Espíndola, destacou a visibilidade que festivais assim garantem aos compositores nacionais. “O mais importante de um Festival como este não está na premiação, e sim na divulgação das composições autorais e a troca de experiência e informações entre os compositores”, ponutou a compositora popular, que acumula 40 anos de carreira.
O primeiro lugar do festival ficou com a canção “Em Linha Torta”, assinada por Raoni Soares e Victor Fernandes e interpretada pelo Grupo Trejeitos, da cidade de Ouro Preto (MG). Já a segunda colocação foi para o paulistano Marco Vilane e sua canção “O Que Dizer do Amor”. A composição “Sina”, dos brasilienses Adalberto Rabelo Filho e Fábio Miranda, ficou com o terceiro lugar.
O vencedor da categoria de melhor melhor intérprete foi Kleber Albuquerque, da cidade de Mauá e o prêmio Prata da casa ficou com Rafael Peretta e André Henriques, que assinam a música “Aviso de Capoeira”.
Para 2019, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, já adianta que haverá ajustes e novidades no formato do festival. Uma delas será a disponibilização das músicas selecionadas em uma plataforma virtual, possibilitando ao público conhecer e interagir com os artistas e canções antes do festival.
Além disso, o festival voltará a ter três dias e as seletivas devem voltar a acontecer em uma mesma data, misturando compositores de Mogi das Cruzes e de outras cidades.
O Festival da Canção de Mogi das Cruzes visa incentivar a música popular brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, os compositores e intérpretes da música. (Lívia de Sá)
RESULTADO:
1° COLOCADO
Música: Em Linha Torta
Autoria: Raoni Soares e Victor Fernandes
Intérprete: Grupo Trejeitos
Cidade: Ouro Preto-MG
2° COLOCADO
Música: O Que Dizer do Amor
Autoria: Marco Vilane
Intérprete: Marco Vilane
Cidade: São Paulo-SP
3° COLOCADO
Música: Sina
Autoria: Adalberto Rabelo Filho e Fábio Miranda
Intérprete: Dinâmica de Grupo
Cidade: Brasília-DF
MELHOR INTÉRPRETE
Música: Meu Perfil no Face
Autoria: Kleber Albuquerque
Intérprete: Kleber Albuquerque
Cidade: Mauá-SP
PRATA DA CASA - MÚSICA MOGIANA
Música: Aviso de Capoeira
Autoria: Rafael Peretta e André Henriques
Intérprete: André Henriques
Cidade: Mogi das Cruzes-SP