para revitalização da Vila Helio
A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Grupo Marbor assinaram, nesta quinta-feira (22) pela manhã, o acordo de cooperação para a primeira fase de revitalização da Vila Helio. O evento aconteceu na Alegratto, empresa de eventos da Marbor. O trabalho será custeado pela empresa, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela intermediação com EDP São Paulo – que precisará intervir na parte elétrica – e pela organização do trânsito. As intervenções nas redes de água e esgoto ficarão a cargo do Semae, mas a mão-de-obra será financiada pela Marbor.
O prefeito Marcus Melo destacou a importância da iniciativa: “Quero agradecer o empresário Marcos Borenstein pela parceria. Ações assim são importantes e a Prefeitura está aberta a outras iniciativas dessa natureza. Teremos um espaço revitalizado, que ficará muito bonito e que valorizará a cidade”, disse, ao lado do vice Juliano Abe e dos secretários municipais Walter Zago Ujvari (Obras), Claudio de Faria Rodrigues (Planejamento), Nilo Guimarães (Esportes e Lazer) e José Luiz Freire de Almeida (Transportes). Os vereadores Francisco Bezerra, Carlos Evaristo, Jean Lopes e Marcos Furlan também prestigiaram o evento.
Entre as mudanças previstas estão a ampliação de calçadas, acessibilidade, paisagismo e outros diferenciais que vão valorizar o Centro e beneficiar motoristas e pedestres, além de empresários que mantêm escritórios e lojas no local. A intervenção também tem o objetivo de acabar com as enchentes naquela região. O escritório de arquitetura Coutinho elaborou o projeto da rua, enquanto a empresa Fasul executará a reforma.
Serão realizadas ações como ampliação das calçadas, proporcionando mais segurança aos pedestres e promovendo a acessibilidade; aterramento e elevação o nível da rua para melhorar o escoamento da água pluvial, reduzindo os riscos de alagamento; colocação de piso intertravado nas calçadas, que proporciona mais segurança aos pedestres e visual mais moderno; construção de uma praça, com chafariz e bancos; arborização de toda a Vila Helio, melhorando o conforto térmico e tornando o espaço mais acolhedor; instalação de postes com luminárias; instalação de lixeiras; e construção de um bicicletário. (Marco Aurélio Sobreiro)