Projetos inovadores
O ano de 2017 para educação mogiana foi marcado por avanços na qualidade com a implantação de novos serviços. A rede municipal de ensino comemorou resultados positivos e inovações, que permitiram o acompanhamento online da vida escolar dos alunos com a aquisição de 50 mil carteirinhas de Identificação Estudantil, além de novidades na formação de 1,2 mil profissionais da rede por meio de capacitações por vídeo-aulas.
A rede municipal conta com 21.922 alunos em período integral. Em mais de 68% das unidades escolares, os alunos ficam o dia todo na escola. “A educação mogiana é uma referência para outros municípios. Mesmo em um cenário de crise, continuamos avançando com novos projetos, que trazem ainda mais qualidade ao trabalho que já é realizado pela rede municipal”, destacou o prefeito Marcus Melo.
Uma das novidades foi a carteirinha, porta de entrada para o programa Educa + Mogi, que tem como objetivo o lançamento de produtos e serviços digitais de acesso à informação para a população e está disponível por meio de um aplicativo e site. As formações dos profissionais da rede municipal também ganharam um novo recurso com as vídeo-aulas, que atenderam 1.209 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).
Neste ano, foram instituídas premiações para as cozinhas das escolas, como o Selo Cozinha Nota 10 e o Prêmio Mogi: Educador por Excelência, além do reconhecimento aos alunos que mais se destacaram em avaliações e competições. “Nosso objetivo é valorizar e reconhecer o bom trabalho. O sistema municipal de ensino conta com uma grande rede de pessoas talentosas e dedicadas”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.
Formação para todos
Os avanços na área ultrapassaram os muros das escolas e creches municipais e chegarão a 300 mil mogianos por meio do projeto Mogilínguas, uma parceria entre a Administração Municipal e a empresa belga Altissia. Em uma plataforma online serão oferecidos cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês. Mogi das Cruzes também foi escolhida como polo da Univesp, que receberá até o dia 5 de janeiro, inscrições para o vestibular para 200 vagas de ensino superior EAD.
“Um dos focos do nosso trabalho é a formação e a capacitação dos mogianos, principalmente dos jovens. O projeto Mogilínguas e a Univesp trarão novas oportunidades e contribuirão para o crescimento da nossa cidade”, disse Melo. Para os jovens a partir dos 14 anos, também são oferecidos os cursos gratuitos do Crescer, que contou com 12.565 vagas durante o ano.
Novidades para 2018
Em janeiro será entregue o Centro de Educação Infantil Municipal Profª Maria Apparecida de Campos Masci Faria, no Jardim Aracy, com capacidade para 110 alunos. No final do mês serão abertos os envelopes para a licitação das quatro creches no novo modelo arquitetônico sustentável para 195 alunos cada uma. Duas serão construídas em Jundiapeba, uma no Mogi Moderno e uma no Jardim Universo. Esta ultima atenderá 137 alunos. O investimento previsto é de R$ R$ 10.998.861,98.
Outra novidade para 2018 é um novo material didático. Assim como foi adotado o Programa Ler e Escrever como material didático para o ensino fundamental em 2017, a Secretaria de Educação preparou um material único para a Educação Infantil. Durante este ano, um grupo de educadores da rede municipal de ensino elaborou o Iba – Interagir, brincar & aprender, material próprio para as turmas de Infantil II, III e IV. Serão beneficiados 13.747 alunos com o material, que será impresso pela Administração Municipal. (Kelli Correa Brito)