premiados em olimpíadas são homenageados
O prefeito Marcus Melo homenageou, na tarde desta sexta-feira (15/12), os alunos da Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, campeã nacional da categoria infantil do XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em Aracaju (SE). O evento, realizado no auditório do prédio-sede da Prefeitura, também contou com uma homenagem aos alunos premiados na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Com apenas dois anos de atividade, a Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, formado por 42 alunos de 9 a 12 anos, conquistou 96,30% da pontuação possível na competição nacional, uma das maiores pontuações mesmo comparado a bandas juvenis e sênior. No campeonato estadual em Barra Bonita (SP), os jovens já tinham atingido 90%. “Acompanhei as primeiras apresentações da banda e vejo como vocês evoluíram. Que vocês continuem se dedicando e aprendendo sempre”, disse o prefeito, que estava acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
“Obrigada pelo apoio que deu a nossa banda. Foi uma grande alegria ter participado e vencido o campeonato nacional. Eu e meus amigos estamos muito felizes”, disse a aluna Natallyn Yamaguchi Machado. A Prefeitura de Mogi das Cruzes adquiriu 48 passagens ida e volta para Aracaju (SE) para 41 crianças e 7 adultos, entre servidores e monitores do projeto. Foram investidos R$ 43.842,85. A equipe da escola, os monitores e o maestro, responsável pelo grupo também foram homenageados durante o evento.
A banda integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola da Secretaria Municipal de Educação, que oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para 11 mil alunos de 15 escolas municipais. A gestão do projeto é da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que foi representada no evento pelo maestro Lélis Gerson. Mogi das Cruzes se destaca no ensino de música com projetos como o Canarinhos do Itapety, Pra Ver a Banda Passar e a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
Para a secretária de Educação, Juliana Guedes, a premiação fará diferença no futuro das crianças. “A criança premiada será com toda certeza um adulto diferente no futuro. Este é o bom exemplo para a vida e só o começo de um grande número de conquistas”, disse. O vice-prefeito Juliano Abe falou do orgulho da cidade pelas conquistas das crianças. “Vocês nos dão orgulho de sermos mogianos, do trabalho que fazemos gerando os serviços que oferecemos na cidade. Mostraram qu temos grandes talentos, tanto na música, como em outras áreas”.
O prefeito também homenageou os alunos que se destacaram nas olimpíadas nacionais. A rede municipal teve três medalhistas de bronze e três de prata na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os vencedores são da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, Escola Municipal Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro e do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia. O Cempre também se destacou na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com a conquista de uma medalha de ouro e seis menções honrosas.
“Quando a gente estuda e se dedica, nós só melhoramos e evoluímos. A educação tem recebido um carinho de todos nós na administração municipal e é uma grande alegria comemorarmos juntos resultados importantes como este para nossa cidade”, disse Melo. Confira a relação completa dos alunos premiados.