Recebe altar em devoção à Sant´Anna
O prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, na tarde desta quarta-feira (19/07), a cerimônia de instalação e bênção ao altar de Sant´Anna. A entronização se deu dois dias após abertura da festa em homenagem à santa padroeira de Mogi das Cruzes e de toda a Diocese, que foi nesta segunda-feira (17/07), com as tradicionais cerimônia de levantamento do mastro, abertura da quermesse e a celebração da primeira Santa Missa, pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, Marcus Melo, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, do vice-prefeito, Juliano Abe, do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, do pároco da Catedral de Santana, padre Cláudio Antônio Delfino, dos festeiros deste ano, Valmir Donizete Pereira e Cleusa Santigago Pereira, dos capitães de mastro deste ano, Villas Mendes Guimarães e Ana Maria da Costa Guimarães, além de diversos secretários municipais, servidores da Prefeitura, ex-festeiros e capitães de mastro, bem como devotos em geral.
“É muito importante podermos parar um pouco, para fazer um momento de reflexão e pensar sobre Deus. O dia a dia de trabalho da Administração é muito atribulado. Sabemos da importância que a Prefeitura tem para o bem da cidade e de seus cidadãos. Pausas assim, portanto, são fundamentais. Deixo aqui meu obrigado a todos os colaboradores da Prefeitura, que trabalham diariamente por uma cidade melhor. E fico muito feliz por conseguirmos manter essa tradição e manter a Prefeitura unida dentro dessa tradição”, destacou o prefeito, Marcus Melo, que falou também sobre o tema da festa deste ano.
“A festa deste ano fala sobre ecologia e a importância de cuidar e preservar a natureza. Este é também um tema muito importante para Mogi das Cruzes. Temos a grande responsabilidade de cuidar de nossos mananciais, em especial o rio Tietê, às margens do qual a cidade cresceu”, complementou Melo.
A bênção ao altar foi comandada pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, que deixou a todos uma mensagem de paz. E o festeiro deste ano, Valmir Donizete Pereira, falou em nome dos festeiros e capitães de mastro. “Agradeço a Deus, ao bispo dom Pedro e também ao prefeito, que tão bem nos acolheu. Que a santa possa interceder por todos nós, permitindo que possamos continuar fazendo um trabalho de justiça e igualdade social”.
A novena deste ano, que se estende até 26 de julho, é sempre às 19 horas e conta com padres convidados, como o Padre Alessandro Campos (Padre Sertanejo), Padre Leandro Machado Silvestre, padre Wally Soares Silva, padre Antônio Robson Gonçalves e Padre Rômolo Avagliano, além do bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, que vai presidir a Santa Missa no dia 25 de julho.
Além da parte religiosa, a Festa de Sant´Anna também oferece diariamente a programação festiva, que conta com a quermesse de comidas típicas, aberta sempre a partir das 18h na Praça Coronel Almeida. Há ainda programação musical, com a apresentação de artistas e músicos locais na quermesse.
O ponto alto da festa é o 26 de julho, que é o Dia de Sant´Anna e feriado municipal, conforme a Lei nº5.816/05. Neste dia, tradicionalmente, é realizada uma grande procissão pelas ruas da área central e a frente da Catedral de Santana recebe tapetes decorativos, confeccionados por devotos. A celebração se encerra com a última Santa Missa, conduzida pelo bispo diocesano, com acompanhamento da Irmandade e Coral de Sant´Anna. (Lívia de Sá)