Campanha “Não dê esmolas!”
As equipes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram, na tarde desta terça-feira (18/07) na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães (próximo ao Mogi Shopping e ao Hipermercado D’Avó) e Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, esquina com rua Braz Cubas, atividades Campanha “Não dê esmolas!” para orientar a população sobre a exploração do trabalho infantil, com faixas e folhetos informativos.
A campanha de mobilização social teve início no último sábado (15/07) e está programada uma nova atividade para esta quinta-feira (20/07), das 15 às 19 horas, nos mesmos locais. A ação contará com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e outros voluntários. O PETI é um programa de prevenção, combate e orientação sobre o trabalho infantil. Desde 2014, a iniciativa vem ganhando novas ações que têm garantido destaque da execução do programa na cidade.
“Escolhemos dois pontos estratégicos da cidade com grande movimento para orientar a população sobre os prejuízos causados pela prática de dar dinheiro a crianças e adolescentes nos semáforos, feiras-livres e outros pontos e situações. Com estas ações, apresentamos à população como as doações direcionadas podem trazer um resultado mais efetivo no cuidado e desenvolvimento das nossas crianças”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
Além da campanha, outra ferramenta utilizada pelo PETI é o levantamento de informações mais detalhadas sobre eventuais pontos ou situações de trabalho infantil na cidade. Para isso, foi respondido um questionário por cerca de 2 mil alunos de escolas estaduais, online e presencial, para um projeto piloto de pesquisa.
O trabalho mogiano tem servido de referência para outros municípios. No início do ano, Mogi das Cruzes foi indicada pelo Governo do Estado como referência pela qualidade das ações realizadas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para outros municípios interessados em implantar ou aperfeiçoar suas ações. (Kelli Correa Brito)