Melhor desempenho na Avaliação Aprendi
O prefeito Marcus Melo participou da reunião mensal de gestores da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, realizada na manhã desta terça-feira (27/06). No evento, o chefe do executivo, acompanhando pela titular da Pasta, Juliana Guedes, entregou um certificado de honra ao mérito às dez escolas municipais com melhor rendimento na Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, aplicada no final de maio para 18,5 mil alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
“O objetivo principal da avaliação é elevar a qualidade de ensino de Mogi das Cruzes. Definimos um critério para essas dez escolas, mas todos os outros têm boas avaliações também. Fizemos a Aprendi e vamos continuar inovando”, disse o prefeito, que também destacou a meta de 7,5 para a nota do IDEB. “Colocamos esta meta, que consideramos possível dentro dos nossos critérios e avaliação. É possível com a dedicação e trabalho, além da capacitação dos professores”, completou.
Os resultados da avaliação, desenvolvida pela equipe do Departamento Pedagógico da Pasta, auxiliam no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes. Receberam a menção honrosa as escolas que obtiveram o índice superior a 75% de aproveitamento. “Este é o resultado geral pelo índice de acertos. Estamos alinhando conceitos dentro da escola em uma espiral que conta com a padronização do material didático com a adoção do Programa Ler e Escrever e as formações. Estendam nosso muito obrigado aos professores”, disse a secretária.
A escola com melhor desempenho foi a Escola Municipal Prof. Primo Villar com 82,01%, seguida pela EM Profª Ana Lúcia Ferreira de Souza com 79,06% e a EM Profª Apparecida Ferreira Cursino com 77,89%. Completam a lista a EM Prof. Dr. Jair Rocha Batalha com 77,61¨, EM Prof. Jacks Grinberg com 77,32%, EM Verª Astréa Barral Nébias com 77,03%, EM Cel. Almeida com 76,59%, EM Antonio Pedro Ribeiro com 76,22%, EM Profª Cynira Oliveira de Castro com 75,74% e EM Profª Emilie Nehme Affonso com 75,32%. As melhores salas e os alunos que se destacaram serão premiados posteriormente.
O conteúdo da Aprendi está pautado principalmente nas Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores do Ministério da Educação, documento no qual constam os tópicos e competências analisados em avaliações externas, alinhado aos documentos da rede municipal de ensino, o Currículo Unificado e as Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica. Uma nova aplicação será feita no segundo semestre.
Entrega de Bolsas
A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Braz Cubas e o diretor acadêmico da instituição, José Luiz Duizith, entregaram durante a reunião, junto ao prefeito Marcus Melo e a secretária de Educação, Juliana Guedes, as 14 primeiras bolsas do curso de pós-graduação para professores da rede municipal de ensino. “É um curso de pós-graduação com viés de teoria e prática. A partir da problemática em sala de aula, o professor nos apresentou seu problema e vamos com apoio da teoria auxiliá-lo a resolução do problema”, explicou Denise.
As bolsas foram cedidas por meio do programa TED (Transformando a Educação), denominação dada a um programa piloto de inovação da educação superior. As bolsas são integrais e outras 16 bolsas serão oferecidas a professores de escolas municipais e creches subvencionadas, que deverão encaminhar seus projetos para a seleção. (Kelli Correa Brito)