Marcus Melo visita fábrica da Komatsu

Conhece tecnologia de ponta

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 08/06/2017

Marcus Melo visita fábrica da Komatsu e conhece tecnologia de ponta na produção de tratores

 

O prefeito Marcus Melo visitou nesta quarta-feira (07/06) a fábrica da Komatsu, em Suzano, e conheceu toda a linha de tratores produzidos pela empresa. Ao lado dos secretários Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos), Rinaldo Sadao Sakai (Desenvolvimento Econômico e Social) e do vereador Antonio Lino, Melo foi recebido pelo presidente da Komatsu do Brasil, Ryukichi Kimura, pelo diretor administrativo, Jorge Mitio Hosokawa, e falou dos desafios da administração pública no atendimento às demandas por manutenção e obras.

“Mogi das Cruzes possui mais de 700 quilômetros quadrados de área e as necessidades são crescentes. Temos estradas vicinais que necessitam de cuidados periódicos, um sistema viário complexo e todo um trabalho de manutenção do município que exige máquinas modernas e alta tecnologia. Viemos conhecer a Komatsu, que é um fabricante qualificado e instalado aqui na região, e vimos o que a empresa pode oferecer em termos de produtos para atender a essas demandas. Também visitaremos outras empresas, nesta e em outras áreas, sempre com o objetivo de garantir o melhor para o município", disse Melo, acrescentando que a Prefeitura tem planos de renovar sua frota.

O presidente da empresa, Ryukichi Kimura, explicou que cerca de 60% dos funcionários da fábrica de Suzano são mogianos. A Komatsu instalou-se no Brasil em 1975, numa área de 634 mil metros quadrados. A fábrica brasileira foi a primeira planta fora do Japão, fazendo parte da estratégia de expansão global da marca e possui um parque fabril completo, que inclui fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Os visitantes conheceram todas as etapas de produção de tratores. Kimura explicou que a empresa sentiu os efeitos da crise econômica brasileira, sobretudo a partir de 2013, mas ressaltou que o quadro vem sendo revertido com mais exportações, principalmente para os Estados Unidos, que compram atualmente 70% das máquinas da Komatsu produzidas em Suzano. “Temos 60% de nacionalização das peças. Os 40% restantes vêm do Japão”, explicou.

A empresa atua nos segmentos rodoviário, ferroviário, aeroportuário, hidroelétrico, petroquímico e florestal, além de obras de infraestrutura, agricultura e mineração. Em 1997, foi instalaada a segunda planta no Brasil, em Arujá, ocupando uma área total de 24 mil m² onde são produzidos tanques, caçambas, cabines, chassis e chapas. Em 1998, foi fundada a Komatsu Brasil International, subsidiária de vendas destinada exclusivamente a cuidar do mercado brasileiro. Além do mercado de construção, a Komatsu também está presente nos mercados florestal e mineração.

Ao final da visita, o prefeito mogiano agradeceu os diretores da empresa: “Foi muito bom conhecer uma fábrica moderna e com processos produtivos e de logística tão eficientes. Temos que trabalhar, cada um em sua área, para que o país consiga superar este momento econômico de dificuldade e volte a crescer, gerando mais empregos e dividas”, finalizou. (Marco Aurélio Sobreiro)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo