Reclamações na Ouvidoria

Caem 63,2% entre abril e maio

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Prefeitura de Mogi das Cruzes 08/06/2017

Reclamações na Ouvidoria sobre atrasos de ônibus caem 63,2% entre abril e maio

 

As reclamações registradas na Ouvidoria Municipal referentes a atrasos de ônibus do sistema municipal de transporte coletivo tiveram uma queda de 63,2% entre os meses de abril e maio. Os números refletem uma maior participação dos passageiros no acompanhamento do sistema, por meio do uso do programa Mogi no Ponto, além de uma ampliação na fiscalização por meio da Secretaria Municipal de Transportes.

Em maio, foram registradas sete reclamações referentes a atrasos. O número é menos que a metade do registrado em abril, que foi de 19. Outro indicador positivo do período foi o de desvio de itinerário, que caiu 28,6%, passando de sete para cinco.

“A participação dos passageiros, acessando o programa Mogi no Ponto, é importante para eles tenham todas as informações sobre os horários cumpridos pelos ônibus e, consequentemente, possam planejar seu deslocamento. Além disso, os usuários também podem colaborar ainda mais com a fiscalização sobre o serviço”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

O programa Mogi no Ponto funciona por meio do aplicativo CittaMobi, que possui versões para as plataformas IOS (https://goo.gl/W7KH4f) e Android (https://goo.gl/U8JXIw) de smartphones. Para ter acesso, basta ao passageiro ir à loja do seu sistema de smartphone, buscar o serviço CittaMobi e fazer o download gratuito.

A ferramenta permite que o passageiro acompanhe o trajeto do seu ônibus e saiba o tempo que ele levará para chegar ao ponto de parada de seu interesse, além de oferecer outras informações. Os dados para acompanhamento do percurso dos ônibus são obtidos por meio dos aparelhos de GPS instalados em todos os ônibus do sistema municipal de transporte coletivo. Além disso, todos os cerca de 2.600 pontos de parada da cidade foram cadastrados.

Outra ação importante que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura e que se reflete no transporte coletivo são as alterações no trânsito da região central da cidade. No final de abril, os ônibus que utilizavam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer para cruzar a linha férrea foram transferidos para o Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio, utilizando o túnel. Com isso, os coletivos ganharam, em horário de pico, até dez minutos em seu itinerário.

Já no início desta semana, dez linhas municipais voltaram a utilizar a avenida Governador Adhemar de Barros para ter acesso ao Terminal Central. A via foi liberada ao trânsito de veículos, entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles, no último dia 29, permitindo um novo acesso para o motorista que está no Centro e deseja chegar a regiões como Braz Cubas e Jundiapeba. Com isso, o tráfego no corredor formado pelas ruas Doutor Corrêa, José Bonifácio e pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, que é um importante eixo do transporte coletivo, seja desafogado. (Luiz Maritan)

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