Junho Verde terá lançamento
A programação do Junho Verde – iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração ao meio ambiente, celebrado em todo o mundo na segunda-feira, dia 5 – prevê ações como a reunião de lançamento do Selo Município Verde Azul, a inauguração do terceiro ecoponto da cidade e debates sobre temas como a destinação de resíduos sólidos e o rio Tietê, entre outros.
O prefeito Marcus Melo, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, e o diretor-geral do Semae, Paulo Beono, apresentaram a programação nesta sexta-feira (02/06) à tarde, no gabinete. Para Melo, a criação de um evento com ações durante todo o mês mostra a preocupação da administração municipal com o tema: “Teremos eventos variados, a participação das escolas como multiplicadores e debates fundamentais para o futuro do município”, disse o prefeito.
O lançamento do Junho Verde será nesta segunda-feira, dia 5, no Cemforpe, a partir das 9 horas. Pouco antes, às 8h30, haverá um plantio de mudas na Praça Assumpção Ramirez Eroles. O rio Tietê será tema de uma palestra ministrada pelo professor Alexandre Hilsdorf, do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), às 9h30, no Cemforpe. Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre o tema, até o meio-dia.
O secretário Daniel Lima lembra que a reunião de lançamento do Selo Município Verde Azul, no dia 8, das 9h às 17h, no Cemforpe, será um evento de grande abrangência: “Teremos aqui representantes de centenas de cidades paulistas e o fato de Mogi das Cruzes receber este encontro é muito significativo”, comentou.
No dia 20 de junho, será realizado o Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, com organização da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê (Condemat), da 9h às 11h, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O evento abordará um dos temas mais importantes da atualidade, como observa o prefeito mogiano:
“A questão dos resíduos sólidos é muito atual. Hoje cada município da região destina seus resíduos para um local, devidamente certificado, e paralelamente estamos discutindo essa questão no âmbito do Condemat. É importante que este debate seja aprofundado e faremos isso como parte da programação do Junho Verde”, disse Melo.
No dia 29 de junho, será inaugurado o terceiro ecoponto de Mogi das Cruzes, que funcionará na rua Manoel Fernandes, s/nº, em Jundiapeba. O equipamento permitirá que o moradores do distrito façam a destinação correta de materiais sólidos: “Temos a proposta de ampliar gradativamente os ecopontos e o prefeito Marcus Melo determinou que o distrito de Jundiapeba fosse atendido”, comentou o secretário Daniel Lima. Os outros ecopontos da cidade funcionam no Jardim Armênia e no Parque Olímpico. (Marco Aurélio Sobreiro)