Conselho Municipal da Igualdade Racial
O prefeito Marcus Melo empossou, na tarde desta terça-feira (09/05), os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), para a gestão 2017/2019. O Compir é um órgão deliberativo, normativo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas que visam à promoção da igualdade racial. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura.
“Fico muito feliz em dar posse aos conselheiros. A cidade só será melhor se todos conseguirem colaborar e o conselho faz isso por meio do exemplo, do diálogo e do respeito”, disse Melo.
Os conselheiros cumprirão mandato de dois anos e contribuirão na formulação, implementação e monitoramento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Mogi das Cruzes.
“A posse do conselho é um momento muito feliz, em que temos a oportunidade de parabenizar a todos pela parceria entre poder público e sociedade civil na definição de políticas de igualdade. A participação de todos vocês é fundamental para a quebra de preconceitos. Muito sucesso à nova gestão”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
A coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues, disse que a Coordenação está à disposição para ajudar na construção de políticas públicas para a população negra, e lembrou números que evidenciam o preconceito na sociedade, como o maior índice de negros entre os desempregados, presos e mortos pela polícia.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi criado pela Lei Municipal nº 6.846 de 22 de outubro de 2013, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. A mesma lei criou também o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Edson Santos (presidente da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Igualdade Racial, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso da Câmara de Mogi) e Jean Lopes, e o presidente da gestão 2014/2016 do Compir, Fernando Lotário da Rosa.