Em entrevista à TV Assembleia SP
O prefeito Marcus Melo defendeu, por uma hora, a mobilização para a adequação de Mogi das Cruzes a Município de Interesse Turístico na TV da Assembleia Legislativa, onde tramita projeto para viabilizar o título ao município.
Marcus Melo foi entrevistado pelo programa São Paulo Turismo, da TV Assembleia SP e a entrevista completa irá ao ar nesta sexta-feira (31/03), a partir das 21h, nos canais 61.2 (TV digital aberta), 7 (NET) e 185 (Vivo TV).
A aprovação do projeto de inclusão de Mogi das Cruzes ao Programa Município de Interesse Turístico dará direito à cidade de obter R$ 600 mil por ano para investir no turismo.
Na gravação, a emissora destaca a imponência da Catedral de Santana, o Complexo Carmelita e sua estrutura barroca, o Casarão do Chá, símbolo vivo da imigração japonesa, e as microorquídeas, outra marca registrada da cidade no mercado de flores do país.
O prefeito falou também sobre as opções de turismo de um dia, turismo rural, esportes radicais e passeios contemplativos na cidade.
Melo destacou a tradição religiosa da cidade, outra vocação turística em potencial e teve a oportunidade de divulgar também a Festa do Divino Espírito Santo, o Akimatsuri e eventos voltados ao turismo de aventura.
"Estamos otimistas quanto à aprovação do projeto do deputado estadual Marcos Damásio, apresentado em fevereiro. Nossa cidade atende a todos os pré-requisitos do programa de financiamento e apresentou toda a documentação solicitada pelo governo estadual."
Em encontro com o prefeito no dia 22 de março, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, disse que são favoráveis as possibilidades de Mogi ser integrada ao programa. O secretário disse ainda que, neste mês de abril, se reunirá com o governador Geraldo Alckmin e apresentará uma primeira relação, com 20 a 30 cidades que serão os novos municípios de interesse turístico no Estado.
A mobilização em busca da aprovação da lei que transforma Mogi em cidade de interesse turístico prosseguirá, segundo o prefeito.
"Mogi tem diversas opções turísticas e estrutura para receber visitantes. Estamos perto de São Paulo, perto do litoral e ainda preservamos o acolhimento típico de cidades do interior".