Alunos de escola municipal

Recebem prêmio da NASA

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 31/03/2017

Alunos de escola municipal na Moralogia recebem prêmio da NASA

 

Com apenas 10 anos, Luisa Stolemberg Rodrigues, aluna do 5º ano da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, Moralogia, trocou o sonho da Medicina pela Astronomia. Ela é uma das autoras do projeto da estação espacial Mogi C I, que recebeu menção honrosa no concurso NASA Ames Space Settlement Contest, realizado pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial americana. A menina e os colegas de turma, Ana Beatriz Martins Costa; Ingrid Laíse Magalhães de Oliveira; Kauan Araujo Barbosa foram recebidos na manhã desta sexta-feira (31/03) pelo prefeito Marcus Melo, que destacou a importância da premiação para a educação mogiana.

Este é o primeiro ano em que o Brasil recebe premiações em 24 anos do concurso. Foram cinco prêmios e o País ficou entre os quatro mais premiados. “Essa é uma conquista da nossa cidade, parabéns a toda a equipe da Educação e aos nossos alunos que conquistaram essa premiação internacional para a cidade. É o reconhecimento de excelente trabalho feito pela Secretaria de Educação”, disse o prefeito. O concurso recebeu cerca de 1500 trabalhos envolvendo 6 mil alunos.

Os estudantes mogianos elaboraram uma estação espacial sustentável, que recebeu o nome de Mogi C I. A equipe deveria enviar a proposta em desenho, mas optou, com apoio do orientador de informática, João Kleber Indena Martins, por fazer uma pesquisa sobre o funcionamento da estação e uma arte em 3D, proporcionando uma visão mais detalhada do projeto. “Escolhemos pesquisar o número de pessoas, como seria a energia e a comida, entre outros fatores. Como temos a oficina de Desenvolvimento de Jogos, surgiu a ideia de fazer a modelagem em 3D”, explicou o orientador.  

Durante a visita, os alunos apresentaram uma maquete da estação espacial e explicaram seu funcionamento. Uma cópia do projeto foi entregue ao prefeito. A estação abrigará 1,5 mil pessoas em prédios para melhor aproveitar o espaço. “Começamos a pesquisa pelas pessoas e procuramos deixar a estação em um planeta bem parecido com a Terra, Gliese 667”, explicou Ingrid. O projeto apresenta ainda como será o transporte, uso de energia solar, saneamento básico, reserva natural, escolas, hospitais, agricultura, indústria e comércio, administração e controle. Os alunos do 4º ano Luiz Felipe Alves da Silva e Raiany Chagas Peliciari ajudaram na produção dos desenhos.

“O trabalho desenvolvido com nossas crianças demonstra que não temos limite, a educação transforma e permite adquirir novos conhecimentos. O nosso papel aqui na Prefeitura é incentivar, fomentar e apoiar porque através da educação teremos jovens e cidadãos melhores”, destacou o prefeito. Essa conquista alimenta os sonhos de Luisa. “Vou ser astrônoma, vou trocar a Medicina. Se precisar saio de Mogi para estudar”, disse.

Os alunos já estão se preparando para o próximo ano. “Um pesquisador brasileiro do centro de pesquisa nos parabenizou e está nos incentivando a participar denovo. Já vamos nos preparar para o próximo concurso”, disse o orientador Martins. A diretora da escola, Regina Célia Rissoni Valentim e a secretária de Educação, Juliana Guedes também acompanharam a visita. No ano passado, a escola conquistou três medalhas de ouro e uma medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 e participou da Mostra Brasileira de Foguetes. (Kelli Correa Brito)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo