Comemoração ao primeiro aniversário
O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, estiveram no Centro Dia do Idoso, no bairro do Rodeio, nesta terça-feira (14/3), para prestigiar parte da programação de comemoração pelo primeiro aniversário da unidade. Ao lado dos idosos, o casal plantou mudas de árvores frutíferas, participou do almoço e assistiu a uma apresentação especial do coral. Nesta quarta-feira (15/3), o grupo realiza uma visita ao prédio da Prefeitura Municipal.
O Centro Dia do Idoso foi inaugurado em março de 2016 com objetivo de oferecer atendimento especializado às pessoas idosas, que recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar para fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social. “Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje aprendendo com vocês a receita da longevidade. O trabalho realizado nesta unidade tem servido como referência para outros gestores e isso é motivo de muito orgulho”, afirmou o prefeito, acompanhado também dos secretários municipais de Assistência Social, Neusa Marialva, e de Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima.
A programação em comemoração ao primeiro aniversário do Centro Dia do Idoso começou no dia 6 e prossegue até 17 de março. Entre as atividades desenvolvidas para os 40 idosos estão embelezamento e cuidado com cabelos e mãos, saúde dos pés, oficinas de alongamento e fortalecimento muscular, palestras sobre temas de interesse específico como “Direito dos Idosos”, “Saúde Renal” e “Nutrição”. Na sexta-feira (17/3), a quinzena de comemoração será encerrada com uma trilha pela mata nativa, oficina de Ikebana, música e churrasco.
O Centro Dia do Idoso é um espaço de acolhimento e convivência social para idosos semidependentes, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Estadual por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Seus principais objetivos são: prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos; evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso; reduzir as internações médicas e o número de acidentes domésticos com idosos; fortalecer os vínculos familiares; compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais a seus idosos; incentivar e promover a participação da família e comunidade.
O público-alvo são idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para atividades do cotidiano. A senhora Ana Aparecida de Moraes, 72 anos, foi a primeira idosa assistida pela unidade e hoje recebeu uma homenagem especial durante a visita do prefeito. “Minha vida mudou completamente. Aqui faço muitas coisas, tenho amigos. É muito bom”, comemorou.