Entre o Centenário e o Parque Natural
O calor que fez em Mogi das Cruzes na manhã deste domingo, quando a temperatura atingiu quase 30ºC, não desanimou as cerca de 200 pessoas que participaram da 1ª Caminhada Verde e Rosa, promovida pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O percurso do passeio foi do Parque Centenário ao Parque Natural Municipal Francisco Afffonso de Melo, o Chiquinho Veríssimo.
O trecho de sete quilômetros exigiu fôlego dos participantes, principalmente o trecho de subida que se inicia próximo à Vila Oroxó. “Correu tudo muito bem, fizemos uma boa caminhada, excelente para a saúde, e mantivemos contato com a exuberância do Parque Municipal. Vamos organizar outros eventos como esse, porque é, sem dúvida, uma excelente opção de lazer para os mogianos”, afirmou o prefeito Marcus Melo, agradecendo o apoio dos patrocinadores.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, fez um agradecimento aos organizadores do evento. Para participar, cada pessoa doou um saquinho de leite em pó. “São quase duzentos saquinhos de leite em pó que conseguimos somente hoje. Foi um domingo do bem, as pessoas fizeram atividade física, estiveram perto da natureza e ainda praticaram um pouco de solidariedade”, comemorou.
Maria Aparecida Ramos da Costa, 46 anos, moradora da Ponte Grande, compareceu à caminhada ao lado de duas amigas. “Acordo cedo sempre, adoro caminhar e quando fiquei sabendo deste passeio organizado pela Prefeitura fiz questão de participar. Já fiz outras caminhadas até o Parque Municipal e até ao Pico do Urubú, é uma caminhada puxada, mas com tranquilidade todos conseguem concluir”, disse.
A amiga Carolina Freitas, 23 anos, do Jardim Universo estava animada. “Esse apoio ao esporte que a Prefeitura está fazendo é importante. A caminhada faz bem para a saúde, promove a socialização entre as pessoas. É uma ótima oportunidade de fazer novos amigos, de conhecer gente nova”.
Para garantir a segurança durante a caminhada, agentes de trânsito e guardas municipais foram destacados para atuar como batedores, promovendo a interdição do trânsito quando necessário. No Parque Municipal, todos foram recebidos com muita água, que também fora distribuída durante o percurso, e frutas para hidratar. Quem ainda tinha fôlego, pôde participar de aula de dança.
“Foi uma ação muito positiva, muitas pessoas tiveram contato com o Parque Municipal pela primeira vez”, destacou o secretário do Verde, Daniel Lima. “Com certeza vamos promover outras iniciativas semelhantes", disse. (Luiz Suzuki)