Recebem trabalho de coaching
Os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciaram, na manhã desta segunda-feira (20/02), um ciclo de capacitação, conhecido no mercado como coaching. O objetivo é abordar e aprofundar os aspectos técnicos inerentes ao trabalho dos funcionários e também tratar da parte motivacional, dentro de uma política de humanização. O objetivo final é otimizar os fluxos internos de trabalho, de modo que o serviço prestado ao cidadão tenha mais agilidade e resolutividade.
A primeira etapa do trabalho tem como direcionamento os diretores e pessoas com cargos de liderança dentro da Secretaria. É, a princípio, um grupo de 10 pessoas, que ainda terá de 8 a 10 encontros, como o realizado na manhã desta segunda-feira (20/02). Os demais servidores também serão atendidos, de acordo com necessidades específicas e tendo grande foco a questão da segurança no trabalho.
“A ideia é que as pessoas comecem a pensar e ver a Secretaria de uma outra forma. Esperamos que isso se reflita num serviço prestado com mais eficiência e qualidade. Serão beneficiados, portanto, não só os funcionários, como também os cidadãos”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.
“É uma inovação dentro de um órgão público ter um trabalho de coaching. Ali abordamos tudo, desde formas de falar, de abordar as pessoas, como lidar com a equipe e atingir os resultados esperados até a parte técnica e também a humanização. Fizemos um trabalho semelhante no Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) e o resultado foi muito bacana”, conta Thaís Alencar, profissional que comanda as aulas.
Tudo é oferecido na Escola de Governo e Gestão, de forma gratuita aos servidores. (Lívia de Sá)