Ampliam os dias de atendimento
Os Departamentos de Licenciamento de Obras Públicas e de Uso de Ocupação do Solo, vinculados à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, aumentaram os dias de atendimento ao público. Desde o dia 6 de fevereiro, as pessoas podem ser atendidas diariamente, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Os balcões ficam no segundo andar do prédio da Prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico)
A secretária-adjunta de Planejamento, Nídia Cristóforo, explica que a mudança acontece devido ao movimento de pessoas e profissionais da área da construção em busca de informações para seus projetos.
“Mogi das Cruzes cresce de forma contínua e o volume de obras particulares que estão em projeto ou em andamento é muito grande. Nosso atendimento era feito duas vezes por semana, em cada um dos setores”, explica.
O Departamento de Licenciamento de Obras Públicas atendia ao público às terças e quintas-feiras, enquanto o Departamento de Uso de Ocupação do Solo fazia o trabalho às segundas e quartas. Nídia observa que, aos poucos, os profissionais estão notando o aumento nos dias e se adequando à novidade.
Por dia, os dois departamentos recebem uma média de 200 pessoas, das quais 130 são pessoas em buscas de informações e 70, profissionais como engenheiros e arquitetos.
Ela acrescenta que o próximo passo da secretaria é fazer o agendamento com horário marcado para os profissionais da área, o que resultará em um trabalho mais próximo e com resultados mais efetivos.
O Departamento de Licenciamento de Obras Particulares analisa projetos de construção de casas, condomínios, comércios, indústrias e escolas, entre outros, observando o cumprimento do Código Sanitário e as leis específicas para cada atividade. Já o Departamento de Uso de Ocupação do Solo verifica que a o projeto se enquadra no zoneamento da área pretendida.
Para a arquiteta Hanna Waack, a ampliação dos dias de atendimento é positiva. Ela estava na Secretaria de Planejamento nesta quinta-feira, dia 16, e já notou a mudança: "Acho importante porque, se eu tiver uma dúvida hoje, por exemplo, poderei retornar amanhã mesmo para solucioná-la. Antes, o intervalo era maior", exemplificou. (Marco Aurélio Sobreiro)