Mogi das Cruzes terá recursos

Ações voltadas à diminuição de acidentes

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 10/02/2017

Mogi das Cruzes terá recursos para ações voltadas à diminuição de acidentes

 

Mogi das Cruzes é um dos 13 municípios do estado de São Paulo que passam a fazer parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O protocolo de intenções entre o município e o Governo do Estado foi assinado na última quarta-feira (08/02), em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Com isso, a cidade fica apta a receber recursos arrecadados pelo Detran-SP com multas de trânsito. O movimento tem como objetivo fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito.

“O Governo do Estado disponibiliza, pelo programa Infosiga, os dados de registros da Polícia Militar, entre eles os acidentes de trânsito com vítimas. Com o acesso a estas informações é possível a realização de trabalhos preventivos. Temos projetos que serão apresentados para análise e que poderão ser custeados com estes recursos estaduais”, explicou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel, que participou da cerimônia.

De acordo com os dados disponibilizados, o número de mortes registradas no território de Mogi das Cruzes devido a acidentes de trânsito ficou estável em 71 em 2015 e 2016. O índice engloba os casos ocorridos tanto nas vias urbanas quanto nas estradas que cortam o município e servem de parâmetro para a definição dos locais prioritários para as intervenções.

A Secretaria Municipal de Transportes também realiza um acompanhamento do número de acidentes registrados em sua área de atuação. Entre 2007 e 2016, houve uma diminuição de 55,4% no número total de acidentes registrados, com destaque para os atropelamentos, que caíram 68,2% no período. O número de feridos também registrou queda significativa de 56,2%, enquanto o número de mortos baixou 27,3%.

Uma reunião com a equipe técnica do Detran-SP será agendada ainda neste mês para discutir os projetos que poderão ser contemplados com os recursos do programa. A Secretaria Municipal de Transportes apresentará projetos já elaborados para a melhoria da segurança viária e ouvirá as orientações do órgão estadual.

“A prioridade de intervenção são os locais onde existam problemas de segurança viária, em que se possa fazer a diferença para diminuir os riscos de acidentes”, lembrou Rangel, destacando que montante a ser destinado ao município depende dos valores dos projetos aprovados. No total, o Governo do Estado tem R$ 100 milhões para investimentos.

Entre as iniciativas que deverão ser apresentadas para análise de enquadramento no programa está o projeto Rota Acessível, composto por seis rotas em áreas de grande movimentação na região central que receberiam intervenções para melhoria da mobilidade urbana, favorecendo a circulação de pessoas com dificuldade de locomoção e aumentando a segurança dos pedestres que circulam pelo Centro. O projeto executivo já está sendo elaborado, com investimento de R$ 300 mil e a Administração Municipal busca recursos para a sua implementação. (Luiz Maritan)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo