Visita Monitorada aproxima visitantes

Diversidade do Parque Municipal

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 06/02/2017

Visita Monitorada aproxima visitantes da natureza e apresenta diversidade do Parque Municipal

 

O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo recebeu neste sábado (04/02), a primeira visita monitorada, promovida pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Ao todo, 22 pessoas participaram da atividade, que foi acompanhada por monitores que explicaram aos visitantes as características das espécies vegetais e animais existentes no parque.

“O Parque Natural Municipal tem uma característica diferente dos outros existentes na cidade, que são parques urbanos. As pessoas vêm até aqui para resgatar o contato com a natureza, buscar saúde. As trilhas têm o simbolismo de resgate deste contato e também o de mostrar como a natureza se recompõe”, explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, que acompanhou a visita.

A trilha é considerada de média complexidade e os participantes podem ver algumas das 300 espécies nativas de vegetação existentes no parque, algumas curiosas, como as micro-orquídeas. Além disso, com um pouco de sorte, também é possível avistar animais. No início da trilha, por exemplo, o grupo encontrou uma cobra cipó, na região próxima à trilha.

“A gente chegou de carro e, quando descemos, achamos tudo muito bonito. Este contato com a natureza representa vida”, disse a estudante de arquitetura Monique Paixão, que fez a trilha acompanhada dos amigos Kiyoshi Fernandes e Caroline Thiemi.

Para quem viveu em Mogi das Cruzes nas décadas de 1970 e 1980, a visita também é um reencontro com lembranças de uma época em que o Parque Natural Municipal era um parque urbano. Hoje, o local é reconhecido como unidade de preservação ambiental pelo Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, fazendo parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

“É uma recordação muito boa. Lembro quando era aberto e as pessoas vinham para fazer piquenique ou andar de teleférico. Voltar aqui é muito bom e ver que o parque está muito bem cuidado. É importante termos esta unidade de preservação, ainda mais em nossa região, que é cercada de Mata Atlântica. Assim, nossos filhos têm a possibilidade de conhecer esta diversidade”, afirmou o administrador de empresas Eduardo Kabaya, que participou da visita ao lado da família.

A aposentada Márcia Figueiredo de Sá também relembrou bons momentos durante o passeio. “Vim matar a saudade. Cheguei a Mogi das Cruzes com 6 anos e o Parque Municipal era o nosso único meio de diversão. Não tenho palavras para falar deste momento. É uma mistura de reencontro, com alegria”, definiu.

O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo tem 352,3 hectares de área e abriga 300 espécies de vegetação. No local, já foram identificadas quase 300 espécies de aves, o que é quase o mesmo que em toda a Europa, além de 40 espécies de mamíferos. O reconhecimento do parque como unidade de conservação, desde 2009, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.

Os interessados em mais informações sobre as atividades realizadas no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo ou sobre as próximas edições da visita monitorada podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pelo telefone 4798-5959. (Luiz Maritan)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo