Aula especial de ginástica
A Unidade da Estratégia Saúde da Família (USF) do Jardim Planalto comemorou um ano de atendimento na sede própria nesta quinta-feira (26/01), com uma aula de ginástica para as alunas da Academia da Saúde e um café da manhã especial. Em um ano de atividades no novo espaço, o equipamento realizou 10.898 visitas domiciliares, 4.080 consultas médicas, 2.119 consultas de enfermagem, 1.898 consultas odontológicas, 234 grupos educativos e 166 ações de educação continuada.
Localizada na rua Babaçu, esquina com Fernando Namura, a unidade passou a operar em sede própria e ampliada, contando com novos serviços, como atendimento odontológico, estações para inalação, sala para demonstração e educação em saúde, entre outros espaços e procedimentos que estão contribuindo para desafogar outras unidades localizadas naquela região. “As instalações ajudam muito na oferta de serviços e na qualidade do atendimento prestado à comunidade”, comentou a enfermeira responsável, Patrícia Assis.
A dona de casa Maria Genilda Suedik, 64 anos, frequenta a unidade há oito anos e reconhece os avanços. “Sou muito grata por tudo, mas as novas instalações são excelentes. Eu pesava 82 quilos, fumava e sofria com pressão alta. Emagreci, parei de fumar, tenho a pressão controlada e pratico diversas atividades físicas aqui”, afirmou ela, que participou da aula especial de ginástica em comemoração ao 1º Aniversário da USF Jardim Planalto.
A unidade tem 500 metros quadrados (m2) de área construída e está entre os maiores postos do Programa Saúde da Família existentes na cidade, a exemplo da unidade construída no Jardim Aeroporto / Santos Dumont, inaugurada em 2013. São oito consultórios, sendo três consultórios odontológicos, três consultórios médicos e dois consultórios preparados para o atendimento de ginecologia, além de salas de demonstração em saúde, salas para procedimentos diversos como inalação, coleta de exames, esterilização, curativos, aplicação de medicação, vacina, dispensação de medicação, recepção, espera e área destinada ao embarque e desembarque de ambulâncias. Atualmente, 1.078 famílias estão cadastradas e mais de 4,2 mil pessoas são assistidas.