Na Neonatologia
O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, participou nesta sexta-feira (20/1) de uma comemoração especial realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes com a equipe de Neonatologia pela adesão de todos os profissionais às boas práticas assistenciais e ao aumento do uso de álcool gel para prevenção de infecções. No mês de dezembro, o setor conseguiu atingir o menor índice de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) no ano de 2016: 4,8%.
O objetivo do evento foi demonstrar que todos profissionais fazem parte do processo para redução das taxas de infecções e incentivar a equipe multidisciplinar a assumir a responsabilidade de controladores. “Eu não podia deixar de cumprimentar vocês por essa grande conquista. Talvez poucos trabalhos na Medicina sejam tão gratificantes quanto cuidar da chegada de uma nova vida e a certeza de que tudo está bem com esse bebê”, afirmou Cusatis.
A média anual do IRAS na Neonatologia da Santa Casa em 2016 foi de 14,15%. No mês de junho, no entanto, a unidade teve um pico de 33,3% devido ao aumento da ocupação na época e à redução do uso de álcool em gel. “Fizemos uma intensificação nos treinamentos e dinâmicas com orientações práticas sobre a higienização das mãos seguindo as normas da Anvisa e, a partir daí, conseguimos grandes reduções”, explicou a enfermeira Simone Carvalho Ruiz, coordenadora do Setor de Controle de Infecção Hospitalar.
Os índices registrados no segundo semestre foram 20% em julho, 17,6% em agosto, 23,8% em setembro, 19% em outubro, 13,3% em novembro e 4,8% em dezembro. “Estamos muito felizes com essa conquista, que é resultado de um excelente trabalho realizado pela equipe competente e dedicada”, comentou o provedor da Santa Casa, Austelino Pinheiro de Mattos.