Mogianos podem participar
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas, pelos telefones 4798-5959 e 4798-5971, para uma visita monitorada ao Parque Natural Municipal no dia 21 de janeiro, das 9h às 12h. São 50 vagas disponíveis.
Outro curso oferecido pela secretaria é sobre Ervas Medicinais, que será realizado em quatro dias (31 de janeiro, 7, 14 e 21 de fevereiro), das 9h às 12h, na sede da Secretaria. Há 70 vagas abertas.
As visitas monitoradas fazem parte de uma programação da secretaria para que os mogianos intensifiquem as visitas o Parque Municipal. Os participantes assistem a uma aula sobre o ecossistema do parque e percorrem trilhas acompanhadas por um monitor.
Para fazer a trilha, é recomendado que os participantes venham com calçado confortável, roupas leves e adequadas para caminhada, além de levarem repelente e lanche.
Já o curso sobre ervas medicinais é dado em parceria com a Cooperativa de Assistência Técnica Integral (Cati), ligada à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento.
Ele será ministrado pela ministrado pela engenheira agrônoma da Cati, Sônia Maria Fabri, e abordará todo o processo de plantio, cultivo, colheita e utilização das plantas.
Tanto a visita monitorada como o curso são oferecidos pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) de Mogi das Cruzes, ligada à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre questões com a natureza e a preservação ambiental.
Preservação
Em 2009, o Parque Natural Municipal foi reconhecido como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente e passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).
O reconhecimento, além de garantir a preservação do parque, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.
Desde então, o Parque Natural Municipal vem recebendo investimentos e projetos na área de educação ambiental. Em setembro de 2013, a Prefeitura inaugurou no local a Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que oferece atividades, cursos e seminários gratuitos voltados à comunidade. (MAS)