Academia para terceira idade
O prefeito Marco Bertaiolli acompanhou nesta manhã de segunda-feira (07/11) o primeiro dia de aulas na Unica Fisioterapia e Reabilitação “Dr. Aristides Cunha Filho”, construída ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, no Distrito de Braz Cubas. Nesta primeira etapa, 262 alunos já foram cadastrados e iniciaram atividades diversas como hidroginástica, musculação e a escola da coluna, uma novidade implantada no equipamento.
A nova unidade foi inaugurada em 20 de setembro e, desde então, passou por processos de contratação e treinamento de pessoal, além do cadastramento de alunos. “Hoje é o primeiro dia de aulas na UnicaFisio, que faz parte de uma rede de atenção aos idosos criada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Temos as ATIs espalhadas por 68 pontos da cidade, o Pró-Hiper, a Academia da Unica de Jundiapeba e agora esse novo centro especializado em fisioterapia e promoção da saúde. Isso tudo integrado ao Centro Dia do Idoso, à Vila Dignidade e a outras iniciativas que promovem a qualidade de vida para pessoas da terceira idade”, explicou o prefeito.
A segunda unidade da rede Unica complementa também o SIS – Sistema Integrado de Saúde no atendimento especializado, com prioridade para pessoas com mais de 60 anos de idade. “Além das atividades de promoção da saúde, a UnicaFisio iniciará sessões de fisioterapia para pacientes adultos encaminhados pelo SIS, que necessitem reabilitação motora e fisioterápica”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
A UnicaFisio é um equipamento público de saúde especializado com duas frentes de atuação: Reabilitação Fisioterápica, que é a reabilitação motora pré e pós-intervenção terapêutica, reabilitação motora por incapacidade funcional e/ou déficit de mobilidade física; e Promoção da Saúde, por meio de atividades físicas diversas, aulas de dança, informática e orientação nutricional, visando a prevenção de doenças e o aumento da qualidade de vida.
Estrutura
A estrutura conta com 1,5 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e espaços diversos como academia; área para guarda de macas e cadeiras de rodas; consultórios de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional; piscina; recepção e depósito de materiais de limpeza. Além disso, a unidade possui salas de cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia e fisioterapia respiratória, além de sanitários com vestiários, entre outros. O investimento na construção foi de R$ 4.981.193,08. Outros R$ 155 mil serão investidos mensalmente pela Administração Municipal no custeio da unidade.