Em cinco anos de atividades
Em cinco anos de atividades, a Cure 192 - Central de Urgências, Remoções e Emergências registrou 394.760 atendimentos. Deste total, 164.169 foram atendimentos de urgência realizados pelas equipes especializadas do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outros 68.629 foram remoções eletivas, 64.877 foram transportes de pacientes para tratamento em outros municípios e 60.888 para realização de hemodiálise.
Confira as atividades da Cure 192
O prefeito Marco Bertaiolli comemora o avanço na qualidade do atendimento prestado desde 2011 aos mogianos e destaca a importância do serviço para a Região. Em Mogi das Cruzes, o Samu é gerenciamento por meio de um consórcio formado pelo município e também pelas cidades de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.
"O Samu é um equipamento complexo, seja na sua operação ou administração, mas é também um serviço que nos enche de orgulho porque é uma unanimidade junto à população. É um diferencial quando o assunto é salvar vidas e por isso não podemos mais imaginar a nossa cidade sem o seu atendimento", afirmou.
Ao longos destes cinco anos, a Cure 192 vem aperfeiçoando seu atendimento e despontando como referência. Em 2012, poucos meses após ser implantado, o Samu de Mogi das Cruzes foi o primeiro entre 157 existentes no Brasil naquela ocasião a ser qualificado pelo Ministério da Saúde, atendendo à portaria 1.010 de 21 de maio de 2012.
"Diferenciais como esse tem chamado a atenção de outros municípios, profissionais de saúde e também de estudantes em busca de maior qualificação na área de urgência e emergência", avalia o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, que recebeu diversas comitivas de gestores interessados em conhecer o modelo de gestão adotado na cidade.
Outra estratégia tem sido a descentralização do atendimento, considerando a grande extensão territorial de Mogi das Cruzes. Em 2013, o serviço ganhou uma base descentralizada em Braz Cubas e até o final deste ano, com a inauguração da UPA 24 horas - Unidade de Pronto Atendimento Kaoru Hiramatsu, a terceira unidade será instalada. "O objetivo é garantir ainda mais qualidade e rapidez nos resgates", acrescentou.
Informatização garante ainda mais agilidade ao serviço
No início deste ano, a Cure 192 passou a contar com um novo sistema que permite a informatização do atendimento nas ambulâncias por meio de tablets. O sistema transmite, em tempo real, informações do atendimento em andamento para a Central de Regulação, garantindo maior agilidade no tratamento ou encaminhamento da vítima.
Além da agilidade, o sistema oferece maior confiabilidade nos dados transmitidos para o médico regulador que se encontra na Central de Regulação; maior sustentabilidade, por meio da economia de papel; e agilidade na transmissão de informações para o médico regulador, sem utilização das transmissões via rádio, diminuindo consideravelmente a poluição sonora da base. Os tabletes estão implantados em 15 viaturas, sendo 11 do Samu e quatro do Setor de Ambulâncias, que trabalham com equipes de enfermagem, dando suporte aos atendimentos móveis de urgência e emergência.
A Cure 192 mudou o conceito de atendimento móvel na cidade, garantindo mais segurança aos mogianos em momentos críticos como acidentes, maus súbitos, urgências e emergências de saúde. Grande parte do sucesso na recuperação de uma vítima depende basicamente do primeiro socorro, seja em acidentes ou casos clínicos.