Após furto de cabos de energia
O setor de manutenção do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) restabeleceu, no final da tarde de quinta-feira (02/06), o funcionamento normal do reservatório da Vila Pomar. O abastecimento ficou comprometido pela manhã e parte da tarde após o furto de aproximadamente 40 metros de cabos de energia, ocorrido de madrugada. Devido ao rápido reparo, não houve registros de desabastecimento na região atendida pelo sistema, onde vivem aproximadamente 6 mil pessoas.
O furto dos fios havia interrompido o fornecimento de energia à unidade que transmite o nível da caixa de água para o Centro de Controle Operacional (CCO) do Semae e também controla as bombas da Estação Elevatória de Água do Residencial Thaysa, as quais abastecem o reservatório de 200 mil litros. Sem esta comunicação, o reservatório poderia transbordar ou secar.
A caixa de água da Vila Pomar abastece a Vila Melchizedec, Vila Brasileira, Vila São Sebastião, Conjunto Residencial Thaysa e Loteamento Alvorada, além da própria Vila Pomar, num total de 1,5 mil ligações de água.
“Nosso setor de manutenção agiu rapidamente, impedindo o desabastecimento da região”, diz o diretor-geral da autarquia, Dirceu Lorena de Meira.
Somente no sistema da Vila Pomar esta foi a segunda ocorrência de vandalismo em menos de um mês. Há cerca de 20 dias, houve uma tentativa de furto, com corte dos cabos de energia. Como os fios não chegaram a ser furtados, o problema foi resolvido rapidamente, sem comprometer o abastecimento.
A direção do Semae solicitou apoio da Secretaria Municipal de Segurança, que reforçará as rondas da Guarda Municipal na região do reservatório. (JN)