Obras do Corredor Leste-Oeste
A avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre a Vila Industrial e a Vila São Francisco, terá interdição para o tráfego de veículos neste final de semana para a execução das obras do Corredor Leste-Oeste, que está sendo construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Durante este sábado e domingo (04 e 05/06), será permitido apenas o trânsito local na via.
No local, será feita a implantação de uma tubulação nas proximidades da avenida Katsuji Kitaguchi, onde existe uma vala de drenagem que atravessa a avenida Tenente Onofre. O consórcio responsável pelas obras fará a implantação de faixas para avisar os motoristas sobre a proibição. Além disso, durante o período da interdição, funcionários serão deslocados para os dois extremos da via para orientação.
Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social enviou comunicados às empresas existentes ao longo da avenida informando sobre a interdição e a adoção do trânsito local na via, para que o acesso às indústrias não seja prejudicado.
A Secretaria Municipal de Transportes orienta os motoristas que utilizam a avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar como opção de ligação entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina de Mello Freire Borenstein que, durante o final de semana, optem pela via Perimetral.
As obras do Corredor Leste-Oeste tem investimentos de R$ 88.575.769,48, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, e prazo de execução de 18 meses. Os trabalhos foram iniciados no final do mês de abril, e o lançamento contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli e do governador Geraldo Alckmin.
O novo corredor terá 9 quilômetros de extensão, desde a divisa com o município de Suzano até a região central de Mogi das Cruzes. Deste total, 2.650 metros estão no trecho da avenida Guilherme George entre o rio Taiaçupeba e o rio Jundiaí; 2.300 metros no trecho da nova avenida das Orquídeas, entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Via Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha; 2.650 metros no trecho entre a rotatória da Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha, e a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e finalmente mais 1.400 metros no trecho entre a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e o Terminal Central. O projeto prevê duas pistas com mais de 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.
Dentre as obras que serão executadas, destaca-se a construção da nova avenida das Orquídeas, que será a nova ligação de Mogi das Cruzes com a cidade de Suzano e com o trecho leste do Rodoanel. A via, além de trazer desenvolvimento para a região oeste da cidade, também irá colaborar para desafogar o corredor formado pelas avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, hoje, o mais movimentado de Mogi das Cruzes. (LM)