Árvores de Mogi recebem manutenção

Execução de podas e cortes de árvore

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 21/05/2016

Árvores de Mogi das Cruzes recebem trabalhos de manutenção

 

Ao longo da última semana, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos percorreram vários pontos do município para a execução de podas e cortes de árvore danificadas pela última chuva forte que caiu em Mogi das Cruzes. Foram registradas cerca de 10 ocorrências com árvores de pequeno e médio porte, que não implicaram em vítimas ou sérios danos materiais. O trabalho faz parte da rotina das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e conta também com o apoio da comunidade, que pode auxiliar a Administração na observância e comunicação de possíveis riscos.

O trabalho foi feito em locais como Jundiapeba, Shangai, Vila Cintra, Vila Oliveira e Socorro. Especificamente na praça João Antonio Batalha, no bairro do Shangai, foi feito o corte de uma árvore da espécie pau-ferro, que já havia sido parcialmente afetada em fevereiro deste ano, também em virtude da chuva. Nesta semana, com mais uma precipitação, ela teve a copa quebrada pela força do vento. Outra árvore, que já estava seca e com risco e queda, também foi retirada. Os serviços de poda preventiva e corretiva são realizados diariamente em diversos pontos do município.

Sempre que identificar uma situação de risco, a comunidade pode entrar em contato com a Administração Municipal e solicitar auxílio. O melhor caminho é acionar a Defesa Civil, que atende no 199. Após uma avaliação técnica, a Defesa Civil adota as devidas providências, solicitando o corte às equipes da SMSU quando se trata de áreas municipais e orientando os cidadãos nos casos de terrenos particulares.

O atendimento conta também com o respaldo de equipe técnica da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a quem compete a avaliação fitossanitária. Isto é, uma análise se a árvore está sendo alvo de alguma doença ou peste que possa comprometer a sua saúde e sustentação.

Casos que aparentam menor risco e, portanto, não demandam tamanha urgência, também podem ser comunicados à Prefeitura, por canais como a Ouvidoria Geral. A Ouvidoria Geral atende no telefone 156. Outro meio de registrar demandas pela Ouvidoria é o canal Fala Cidadão, disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Outra orientação importante no que se refere à saúde e segurança das árvores do município é consultar Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente sempre que houver a intenção de plantar uma árvore. Nesta consulta, o cidadão receberá informações sobre o porte e medidas que as espécies costumam alcançar, o que vai determinar qual é o local adequado para o plantio de cada uma. Desta forma, ele evita uma série de transtornos e riscos no futuro.

Em Mogi das Cruzes, a maioria das árvores têm mais de 30 anos de idade. Elas foram plantadas, portanto, numa época em que não se tinha o conhecimento técnico a respeito das espécies mais adequadas para determinados espaços. Isso gera uma necessidade e uma demanda maior de cuidados e atenção às condições das espécies. (LMS)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo