Ultrapassa 80% de cobertura
Mogi das Cruzes aplicou 87.996 doses de vacina contra a gripe e atingiu cobertura de 87,44% entre os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, portadores de doenças crônicas e indígenas. Somente no sábado (30/4), Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, foram vacinadas cerca de 9 mil pessoas.
Nesta terça-feira (03/5), o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, e a equipe da Vigilância Epidemiológica, participarão da sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, atendendo ao pedido dos vereadores, para esclarecer dúvidas sobre a imunização e também o avanço da doença. Até o momento, o município já registrou 100 notificações suspeitas de H1N1, das quais cinco casos foram confirmados, sendo um óbito de uma mulher ocorrido no início de abril.
A vacina que está sendo aplicada dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane). Até o momento, a imunização é direcionada apenas para os grupos prioritários já relacionados. “Não existe nenhuma orientação do Ministério da Saúde, até o momento, para ampliarmos esse atendimento”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. Para prevenir a gripe entre a população em geral, algumas recomendações:
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.