estacionamento ampliado
O Parque Centenário recebeu um conjunto de melhorias nos últimos dois meses e está com uma estrutura remodelada para receber os cidadãos mogianos. O equipamento de lazer, localizado no distrito de Cezar de Souza, teve seu estacionamento duplicado de tamanho – passando de 300 para 600 vagas – e em breve terá um serviço de locação de bicicletas para os frequentadores. Toda a estrutura interna, como banheiros, trilhas, churrasqueiras, torneiras e bancos, entre outros, recebeu nova pintura e o resultado geral é um parque remodelado e preparado para atender à demanda de pessoas que buscam lazer.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, explica que uma equipe formada por 20 funcionários, com o apoio de equipamentos de poda e veículos específicos para o trabalho, permaneceu no parque nos últimos 60 dias fazendo uma reforma cuidadosa do espaço. “As quadras receberam areia nova, todas as trilhas passaram por limpeza e capinação, pintamos os equipamentos de lazer e os que remetem à cultura japonesa, enfim, recuperamos toda a beleza que o parque possui e que o transformou em um ponto de lazer para os mogianos”, comentou o secretário, que supervisionou todo o trabalho.
Desde que foi inaugurado, em 2008, o Parque Centenário vem recebendo um número crescente de frequentadores. Nos finais de semana normais, cerca de 2 mil pessoas passam pelo local. Durante o verão, com o aumento da temperatura, este número chega a dobrar. Uma das consequências deste aumento da demanda foi sentida no estacionamento, que passou a ficar pequeno para o número de frequentadores. O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, lembra que a ampliação do espaço foi o ponto de partida no trabalho de melhoria do parque.
“Em oito anos, a frota de veículos aumentou muito, da mesma forma que o parque se consolidou como um espaço de lazer na cidade. Por isso, a ampliação do estacionamento era o ponto inicial deste trabalho”, explica. Outra ação planejada na área de mobilidade é a implantação de um serviço de aluguel de bicicletas no parque, que está em fase final de licitação e permitirá que as pessoas pedalem no interior do local, conhecendo trilhas e toda a exuberância da mata preservada, às margens do rio Tietê. De acordo com o secretário, serão oferecidas bicicletas para homens, mulheres e crianças e uma empresa cuidará de todo o serviço.
Com o parque remodelado, um dos desafios será a manutenção do espaço e a redução das ações de vandalismo. Guardas municipais percorrem o local a pé e de moto diariamente, mas a conservação de equipamentos como papeleiras nos banheiros, torneiras, vasos sanitários, além do próprio descarte de lixo, depende basicamente do senso de cidadania dos frequentadores. O secretário Nilmar Ferreira lembra que a reposição de materiais danificados é um dos principais desafios enfrentados pela pasta.
“A enorme maioria das pessoas nos ajuda a cuidar do patrimônio público e estamos falando, evidentemente, de uma pequena parcela de frequentadores que não se importa com esta manutenção. Com essas melhorias que nós fizemos no Parque Centenário, é importante existir o sentimento de que o espaço é de todos e que todos devemos colaborar para que ele continue dessa forma”, frisa.
Botyra Camorim Gatti e Leon Feffer
O trabalho de manutenção e reparos nos parques e espaços públicos também vem sendo realizado no Botyra Camorim Batti, localizado no Centro Cívico, e no Leon Feffer, em Braz Cubas. A equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza ações periódicas nos dois locais, como reposição de areia das quadras, pintura, varrição e reparos de alvenaria, além de jardinagem. (MAS)