Nova avenida na Vila Nova Mogilar

Obras de construção avançam

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 20/04/2016

Obras de construção da nova avenida na Vila Nova Mogilar avançam

 

Os trabalhos de construção da nova avenida do bairro Nova Mogilar estão avançando entre as avenidas Antonio de Almeida e Yoshiteru Onishi. A obra é uma contrapartida exigida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes da construtora MRV para a implantação de unidades habitacionais na região. O investimento da empresa para a construção da avenida é de cerca de R$ 7 milhões, sem contar o valor do terreno.

A nova via oferecerá uma nova opção de trânsito para moradores de bairros como a Vila Nova Mogilar, o Jardim Maricá e o Rodeio. Além disso, será uma rota que dará, aos motoristas vindos da região leste da cidade, acesso à avenida Yoshiteru Onishi sem passar pela praça Kazuo Kimura, desafogando o trânsito naquele ponto.

“Esta será uma contrapartida importante para o sistema viário desta região, que vem recebendo empreendimentos imobiliários. Teremos uma avenida com duas pistas, pistas de aceleração e desaceleração, ciclovia, calçadas e iluminação adequada”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cassia Ferreira, que vistoriou as obras nesta terça-feira (19/04) ao lado do engenheiro responsável, Arnaldo Hideki Nonaka.

A nova avenida terá cerca de 800 metros de extensão. No encontro com a avenida Antonio de Almeida será construída uma rotatória, que fará o ordenamento da circulação de veículos. Já na chegada à avenida Yoshiteru Onishi será construído um sistema viário que permitirá o acesso dos motoristas que trafegarem nos diversos sentidos. Para garantir a iluminação pública, serão implantados 58 postes e cerca de 80 luminárias.

A implantação dos sistemas de drenagem e de esgoto que passarão pela avenida já estão concluídas. No momento, os funcionários estão implantando a base para a construção da nova avenida, além de outros elementos de infraestrutura. A previsão é que a avenida esteja concluída até o final do mês de junho.

Na região da Vila Nova Mogilar, a empresa MRV está construindo cerca de 1.500 unidades habitacionais. Além da nova avenida, a empresa, dentro das contrapartidas com o município, também ficou responsável pela construção da nova Casa da Criança, no Alto do Ipiranga. O investimento foi de R$ 3 milhões.

Contrapartidas

A região da Vila Nova Mogilar também recebeu recentemente outras contrapartidas viárias. Em novembro, foi liberado o trânsito na nova rotatória construída na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo à ponte sobre o rio Tietê. Os trabalhos foram desenvolvidos pela construtora Cury, responsável por empreendimentos imobiliários na região.

A avenida Francisco Rodrigues Filho já havia recebido uma pista auxiliar, no sentido centro-bairro, para melhoria da fluidez e da segurança no acesso aos empreendimentos implantados. A intervenção também foi uma contrapartida.

Outra contrapartida realizada recentemente foi o alargamento da rua Professor Álvaro Pavan, no trecho entre a avenida Manoel Bezerra Lima Filho e o Socorro. Os trabalhos foram uma contrapartida de um novo empreendimento construído no imóvel do Mogi Shopping pela Helbor e já estão concluídos. O alargamento é necessário para a evitar que o aumento do fluxo de trânsito proveniente do acesso e saída do empreendimento cause problemas para o sistema viário da região. Além disso, a Álvaro Pavan também ganhou uma ciclofaixa e nova iluminação.

Já no distrito de Cezar de Souza, a região da passagem de nível da avenida Ricieri José Marcatto recebeu, durante o mês de agosto, a implantação de canteiros centrais no encontro da via com a avenida Nellusco Lourenço Boratto. Os trabalhos foram uma contrapartida da empresa Helbor, responsável pela implantação de empreendimentos residenciais, e melhoraram a segurança de motoristas e pedestres, além de disciplinar o trânsito.

As obras estão incluídas no projeto desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para a melhoria das condições de mobilidade urbana e de segurança na região da passagem de nível. A via já teve recuperação do pavimento entre a linha férrea e a avenida Nilo Marcatto e recebeu o alargamento da passagem de nível, com a criação de mais uma faixa em cada sentido da avenida. (LM)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo