Obras de construção avançam
Os trabalhos de construção da nova avenida do bairro Nova Mogilar estão avançando entre as avenidas Antonio de Almeida e Yoshiteru Onishi. A obra é uma contrapartida exigida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes da construtora MRV para a implantação de unidades habitacionais na região. O investimento da empresa para a construção da avenida é de cerca de R$ 7 milhões, sem contar o valor do terreno.
A nova via oferecerá uma nova opção de trânsito para moradores de bairros como a Vila Nova Mogilar, o Jardim Maricá e o Rodeio. Além disso, será uma rota que dará, aos motoristas vindos da região leste da cidade, acesso à avenida Yoshiteru Onishi sem passar pela praça Kazuo Kimura, desafogando o trânsito naquele ponto.
“Esta será uma contrapartida importante para o sistema viário desta região, que vem recebendo empreendimentos imobiliários. Teremos uma avenida com duas pistas, pistas de aceleração e desaceleração, ciclovia, calçadas e iluminação adequada”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cassia Ferreira, que vistoriou as obras nesta terça-feira (19/04) ao lado do engenheiro responsável, Arnaldo Hideki Nonaka.
A nova avenida terá cerca de 800 metros de extensão. No encontro com a avenida Antonio de Almeida será construída uma rotatória, que fará o ordenamento da circulação de veículos. Já na chegada à avenida Yoshiteru Onishi será construído um sistema viário que permitirá o acesso dos motoristas que trafegarem nos diversos sentidos. Para garantir a iluminação pública, serão implantados 58 postes e cerca de 80 luminárias.
A implantação dos sistemas de drenagem e de esgoto que passarão pela avenida já estão concluídas. No momento, os funcionários estão implantando a base para a construção da nova avenida, além de outros elementos de infraestrutura. A previsão é que a avenida esteja concluída até o final do mês de junho.
Na região da Vila Nova Mogilar, a empresa MRV está construindo cerca de 1.500 unidades habitacionais. Além da nova avenida, a empresa, dentro das contrapartidas com o município, também ficou responsável pela construção da nova Casa da Criança, no Alto do Ipiranga. O investimento foi de R$ 3 milhões.
Contrapartidas
A região da Vila Nova Mogilar também recebeu recentemente outras contrapartidas viárias. Em novembro, foi liberado o trânsito na nova rotatória construída na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo à ponte sobre o rio Tietê. Os trabalhos foram desenvolvidos pela construtora Cury, responsável por empreendimentos imobiliários na região.
A avenida Francisco Rodrigues Filho já havia recebido uma pista auxiliar, no sentido centro-bairro, para melhoria da fluidez e da segurança no acesso aos empreendimentos implantados. A intervenção também foi uma contrapartida.
Outra contrapartida realizada recentemente foi o alargamento da rua Professor Álvaro Pavan, no trecho entre a avenida Manoel Bezerra Lima Filho e o Socorro. Os trabalhos foram uma contrapartida de um novo empreendimento construído no imóvel do Mogi Shopping pela Helbor e já estão concluídos. O alargamento é necessário para a evitar que o aumento do fluxo de trânsito proveniente do acesso e saída do empreendimento cause problemas para o sistema viário da região. Além disso, a Álvaro Pavan também ganhou uma ciclofaixa e nova iluminação.
Já no distrito de Cezar de Souza, a região da passagem de nível da avenida Ricieri José Marcatto recebeu, durante o mês de agosto, a implantação de canteiros centrais no encontro da via com a avenida Nellusco Lourenço Boratto. Os trabalhos foram uma contrapartida da empresa Helbor, responsável pela implantação de empreendimentos residenciais, e melhoraram a segurança de motoristas e pedestres, além de disciplinar o trânsito.
As obras estão incluídas no projeto desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para a melhoria das condições de mobilidade urbana e de segurança na região da passagem de nível. A via já teve recuperação do pavimento entre a linha férrea e a avenida Nilo Marcatto e recebeu o alargamento da passagem de nível, com a criação de mais uma faixa em cada sentido da avenida. (LM)