É transferido e será remarcado
O lançamento das obras do Corredor Leste-Oeste, que estava marcado para segunda-feira (18/04) às 14 horas, na rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, na Vila Industrial, com a presença do governador Geraldo Alckmin, foi transferido e será remarcado para uma nova data, a ser confirmada. O investimento será de R$ 88.575.769,48, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, com prazo de execução previsto de 18 meses. O consórcio GG Mogi, formado pelas empresas Enpavi e CTP, executará as obras.
O prefeito Marco Bertaiolli lembra que o Corredor Leste-Oeste será uma nova opção de deslocamento para os motoristas e atenderá a uma demanda de mobilidade do município. “O novo corredor consta no Plano Diretor da cidade, de 2006, como uma ação capaz de aumentar a mobilidade no eixo leste-oeste do município, e também faz parte de um conjunto de obras, na área de mobilidade urbana, previsto no Programa Avança Mogi”, afirma o prefeito, acrescentando que, com o crescimento da cidade e da frota de veículos, é necessário encontrar novos corredores de tráfego que desafoguem as avenidas atuais.
O corredor terá 9 quilômetros de extensão, sendo 2.650 metros no trecho da Avenida Guilherme George entre o Rio Taiaçupeba e o Rio Jundiaí; 2.300 metros no trecho da nova avenida, entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Avenida Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha; 2.650 metros no trecho entre a rotatória da Avenida Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha, e a Avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e finalmente mais 1.400 metros no trecho entre a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e o Terminal Central.
O nome da nova avenida (entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Avenida Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha), será anunciado na segunda-feira (18/04) e foi definido por concurso com alunos das escolas que formam a rede municipal de ensino. A idéia surgiu durante a mais recente visita do governador Geraldo Alckmin à cidade, no dia 11 de fevereiro deste ano, e foi muito bem recebida pelas escolas e pelos alunos, que vem participando do concurso.
O projeto prevê duas pistas com mais de 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres. Este é um padrão de obras seguido pela Administração Municipal nos últimos sete anos, que privilegia formas alternativas de transporte e valoriza o cidadão, tendo sido aplicado em obras como a urbanização do Canudos, por exemplo, recentemente concluída e que transformou o distrito de Braz Cubas.
Passando por Braz Cubas e Jundiapeba, a avenida também desafogará a rodovia SP-66, que hoje está sobrecarregada. Nos horários de pico, como no início da manhã e no final da tarde, o deslocamento entre Mogi das Cruzes chega a demorar até duas horas para ser concluído. (MAS)