Bertaiolli destaca apoio à agricultura

Durante a abertura do 31ª Akimatsuri

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 11/04/2016

Bertaiolli destaca apoio à agricultura durante a abertura do 31ª Akimatsuri

 

O prefeito Marco Bertaiolli participou neste sábado (09/04) da abertura da 31ª Festa Akimatsuri, no Bunkyo, e destacou os avanços da Administração Municipal no apoio aos agricultores. Ao lado do vice José Antonio Cuco Pereira e de autoridades que prestigiaram o evento, Bertaiolli lembrou que a criação da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu em 2009, durante sua primeira gestão, e comentou os objetivos da pasta – que é ocupada, desde 7 de março deste ano, pelo secretário Renato Abdo, tendo como adjunto e ex-presidente do Bunkyo, Kiyoji Nakayama.

“Mogi das Cruzes possui a tradição de contar com uma agricultura forte, que é baseada na experiência e na disciplina familiar. A grande maioria dos produtores é formada por famílias, que cultivam produtos variados e precisam contar com o apoio do poder público, no sentido de terem acesso à informação. Por isso, criamos a Secretaria Municipal de Agricultura e mantemos a orientação de dar total apoio a este público”, disse Bertaiolli.

Além da secretaria, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de obras na região da Porteira Preta, que somam R$ 112 milhões no total. A avenida Kaoru Hiramatsu vem sendo duplicada em seus 2,65 quilômetros de extensão e passará a contar com calçadas nos dois sentidos, com dois de largura cada e também ciclovia, com 2,5 m de largura. Além disso, 1.240 unidades habitacionais estão sendo construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, com aporte do programa Casa Paulista.

Na área de educação, a região contará com um Centro Municipal de Projetos Educacionais (Cempre) para atendimento em período integral de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de Educação Infantil para 1.150 alunos e uma creche para 110 crianças no modelo municipal.

A festa

A 31ª Festa de Outono Akimatsuri começou neste sábado e prosseguirá no domingo (10/04), além do próximo final de semana (16 e 17/04). Os japoneses têm o costume de oferecer oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os imigrantes e descendentes realizam cerimônias para mostrar a gratidão e pedir proteção – e o Akimatsuri é uma delas. Em 1986, a festa foi realizada no bairro Cocuera e, a partir de 1987, ocorreu a transferência para o Centro Esportivo do Bunkyo. De 2003 a 2005, a Prefeitura cedeu o CIP para a realização da festa e montou a estrutura. Em 2006, a festa voltou ao Centro Esportivo do Bunkyo, no Bairro da Porteira Preta.

O evento conta com exposição de produtos agrícolas, entre flores, frutas, legumes. Os visitantes podem participar da cerimônia do chá e oficinas de shodo (caligrafia), origami, ikebana e soroban (calculadora japonesa). Também acontecem shows típicos, além de apresentações de dança e de cantores nikkeis. A praça de alimentação conta com pratos da culinária oriental e churrasco. Mais de 100 expositores estão no local divulgando seus produtos e serviços. (MAS)

 

Foto: Ney sarmento/PMMC

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo