Alimentação e hábitos saudáveis
Durante todo o mês de março, as unidades de saúde promoveram grupos educativos, palestras e rodas de conversa sobre a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, trabalho que faz parte das ações em comemoração ao Dia Municipal de Saúde, celebrado nesta terça-feira, 29 de março. No próximo dia 7 de abril, para lembrar o Dia Mundial da Saúde e a Semana da Saúde nos Parques e Praças, outra atividade já está programada.
Profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte e Lazer estarão na Praça da Liberdade, em Jundiapeba, para prestar orientações à população e aos alunos da Academia da Terceira Idade (ATI) sobre prevenção e controle da hipertensão e hábitos de alimentação saudável, além de reforçar as dicas de prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O principal objetivo é incentivar as atividades físicas e ampliar as dicas de prevenção às doenças e à melhoria da qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos e cuidados com a alimentação. “Aliadas, a atividade física regular e a alimentação saudável contribuem para a boa forma e para a melhoria da qualidade de vida, ajudando a prevenir e controlar uma série de doenças”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
No caso da hipertensão, por exemplo, alguns cuidados são fundamentais como a redução da quantidade de sal utilizada na comida, ingestão de frutas e legumes, manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos. A prática de atividades físicas, indicada para a manutenção da boa saúde, é incentivada no município por meio das Academias da Terceira Idade (ATIs) e também das aulas ministradas no Pró-Hiper, localizado no bairro do Mogilar, e na Academia da Única, em Jundiapeba.