Terá início até o fim do mês
Apesar das chuvas de verão, as obras do túnel da Praça Sacadura Cabral estão em ritmo acelerado e a próxima etapa será a escavação embaixo da linha férrea, que deve ter início até o final do mês. As informações foram dadas nesta quinta-feira (17/03) pelo prefeito Marco Bertaiolli, que fez uma visita às obras ao lado do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, do presidente da Câmara, Mauro Araújo, e de vereadores.
“Já dá para ver claramente como ficará o túnel e em breve terá início a escavação sob a linha férrea, que permitirá unir as duas frentes de trabalho. Conversando com os engenheiros responsáveis, recebi a informação que atualmente já temos quase 200 funcionários trabalhando no canteiro. Isso significa 200 empregos que estão sendo gerados em um momento econômico delicado como o que vivemos, o que é muito importante”, explicou Bertaiolli.
Durante a vistoria, o prefeito verificou que todas as paredes laterais (diafragma) estão concluídas, nas duas frentes – Ricardo Vilela e Hamilton da Silva Costa. Atualmente, operários estão realizando o trabalho de impermeabilização do túnel. As fortes chuvas de verão e o solo ruim (muito arenoso) são desafios para o consórcio, mas, apesar disso, o ritmo dos trabalhos é considerado muito bom.
A escavação sob a linha férrea terá início até o final do mês. O trecho tem 33 metros e serão escavados 60 centímetros por dia, pelo método não destrutivo. Atualmente, estão sendo construídas colunas de concreto pelo sistema “jet grounting” (concreto injetado) que servirão como sustentação para a escavação. O consórcio responsável pelas obras instalou um laboratório de concreto no canteiro para analisar a resistência dos diferentes tipos de material que serão utilizados na obra.
A equipe que fará a abertura do túnel por baixo da linha férrea também já está no local. O trabalho será realizado com o apoio de uma máquina de escavação de pequeno porte, que atuará em conjunto com uma máquina perfuratriz.
O túnel 2, atualmente em obras, terá 298 metros de comprimento e ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já o segundo túnel, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade. (MAS)