Mãe Mogiana comemora Dia da Mulher

Com evento para gestantes

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 09/03/2016

Mãe Mogiana comemora Dia Internacional da Mulher com evento para gestantes

 

Implantado em agosto de 2009, o Programa Mãe Mogiana já atendeu 15.100 gestantes e realizou 143.792 procedimentos diversos como consultas, exames, atendimentos de enfermagem e acompanhamentos psicológicos, entre outras ações. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (08/3) pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

Além de conhecerem mais detalhes sobre o trabalho realizado na unidade, as gestantes participaram de uma palestra ministrada pelo veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite, coordenador do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses, sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre a distribuição de repelentes para gestantes em pré-natal pelo SIS – Sistema Integrado de Saúde, medida adotada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no final do ano passado para aumentar a proteção.

“Fizemos um levantamento e constatamos que todas as gestantes em pré-natal pelo SIS estão recebendo repelentes, seja no Mãe Mogiana ou nas demais unidades da Rede Básica de Saúde”, informou o secretário. Desde que foi iniciada a distribuição, no final do ano passado, 5.538 frascos de repelentes já foram entregues. Atualmente, 2.543 gestantes estão em pré-natal em todo SIS, das quais 626 no Programa Mãe Mogiana.

Para ser acolhida pelo Mãe Mogiana, a grávida precisa ter passado pelos Postos de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família ou Pró-Mulher. As unidades são responsáveis pelos encaminhamentos das pacientes a partir da 29ª semana de gestação. As consultas são realizadas com os médicos obstetras da Santa Casa, favorecendo o contato das pacientes com os profissionais que farão o parto, e também pelas enfermeiras obstetras, que acompanham a etapa final da gravidez. “O Mãe Mogiana é um programa de extrema importância para a segurança das gestantes, que tem evoluído significativamente desde a sua implantação”, afirmou o médico e vereador Francisco Bezerra. Também prestigiou o evento o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo.

Outras atividades desenvolvidas na unidade são palestras educativas, acompanhamento psicológico (individual ou em grupo), exames de ultrassonografia, cardiotocografia e coletas laboratoriais. Depois do parto, mãe e bebê recebem acompanhamento e são encaminhados de acordo com a necessidade. Para os prematuros, o Mãe Mogiana conta com o Programa de Segmento da Criança de Alto Risco.

 

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo