Ação de conscientização
A Secretaria Municipal de Transportes iniciou nesta quarta-feira (02/03) uma série de ações de conscientização sobre a convivência segura entre veículos e bicicletas no trânsito de Mogi das Cruzes. A ação atendeu funcionários da empresa Princesa, uma das concessionárias do sistema de transporte coletivo da cidade e faz parte da preparação para a implantação da ciclorrota das avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães. Representantes do coletivo de grupos de ciclistas do município também participaram da palestra.
Durante a ação, os funcionários da empresa assistiram a uma palestra sobre convivência segura no trânsito, ministrada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Os participantes também receberam a “Cartilha do Ciclista”, um material informativo com orientações sobre segurança viária e o comportamento adequado a ser adotado em ruas e avenidas.
Além disso, os representantes do coletivo de ciclistas também realizaram uma atividade de vivência com os funcionários. A partir deste primeiro contato, deverão ser propostas novas ações e abordagens, que busquem um trânsito mais seguro na cidade.
“Mogi das Cruzes registra um crescimento na utilização da bicicleta como meio de transporte, para atividades de lazer, prática de exercício e turismo. Com isso, é importante que exista uma convivência pacífica entre os condutores de veículos e os ciclistas. Ações de conscientização, como a realizada com os colaboradores da concessionária Princesa, fazem parte deste trabalho”, destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
O secretário lembrou ainda que estão previstas ações com os operadores do transporte coletivo da empresa CS Brasil e com motoristas de caminhão, principalmente das transportadoras que atendem as empresas localizadas na avenida Presidente Castello Branco. “Também deverão ser realizadas ações de conscientização para os demais motoristas e para os grupos de ciclistas, com a distribuição de materiais informativos”, completou Xiol.
Ciclorrota
A ciclorrota das avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães terá 6 quilômetros de extensão, ligando o distrito de Cezar de Souza à região central, e está prevista no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Todo o projeto foi discutido com os grupos de ciclistas que atuam na cidade. A ciclorrota é um traçado que possui a indicação de compartilhamento entre veículos automotores e ciclistas.
Durante este mês, a sinalização no corredor viário, que será feita nos dois sentidos das avenidas, começará a ser implantada. Esta sinalização é feita tanto com a implantação de placas de trânsito, quanto com uma sinalização específica de solo.
As avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães registram um número significativo de ciclistas, que utilizam a bicicleta como transporte para chegar ao trabalho, para lazer, prática de atividade física ou turismo, uma vez que as vias são utilizadas como trajeto pelos praticantes que buscam a região leste do município e, de lá, pontos de interesse, como o distrito de Sabaúna e as estradas vicinais que levam ao município de Guararema. (LM)