Av. João XXIII e Narciso Yague Guimarães
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está preparando um projeto para a criação de uma ciclorota no corredor formado pelas avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães. Com 6 quilômetros de extensão, a rota ligará o distrito de Cezar de Souza à região central. As vias registram um número significativo de ciclistas, que utilizam a bicicleta como transporte para chegar ao trabalho, para lazer, prática de atividade física ou turismo.
Nesta semana, a ciclorota foi discutida em uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Transportes e de grupos de ciclistas da cidade. A previsão é que a sinalização no corredor viário, que será feita nos dois sentidos das avenidas, comece a ser implantada no mês de março. A ciclorota é um traçado que possui a indicação de compartilhamento entre veículos automotores e ciclistas.
“Esta rota conta com previsão no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e, devido às características da via, os estudos apontaram que a implantação de uma ciclorota é a melhor opção para atender os ciclistas que utilizam as avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães. Para a implantação deste projeto, além das sinalizações horizontal e vertical, também será efetivado um trabalho de conscientização sobre a convivência segura entre ciclistas e motoristas”, explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
O primeiro trabalho de conscientização já está agendado para o dia 2 de março, com os motoristas da empresa Princesa. Além disso, também estão previstas ações com os operadores do transporte coletivo da empresa CS Brasil e com motoristas de caminhão, principalmente das transportadoras que atendem as empresas localizadas na avenida Presidente Castello Branco.
“Também deverão ser realizadas ações de conscientização para os demais motoristas e para os grupos de ciclistas, com a distribuição de materiais informativos”, afirmou Xiol, lembrando que este trabalho terá a participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito.
Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 16,9 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em diversas regiões da cidade. Além isso, a Prefeitura já tem projetos para ampliação deste índice com a construção de ciclovias nos novos investimentos viários que estão sendo realizados no município. Entre os locais que deverão receber a estrutura está a nova avenida Guilherme George, que ligará os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, e a avenida Kaoru Hiramatsu, que passa por obras de duplicação. A nova via que ligará as avenidas Antonio de Almeida e Yoshiteru Onishi também contará com o benefício.
A Administração Municipal também conta com projetos para a implantação de novas ciclofaixas, como a prevista para a avenida Antonio de Almeida, na Vila Nova Mogilar, que será integrada às ciclovias existentes nas avenidas Francisco Rodrigues Filho e Pedro Romero. (LM)