Assistência Social e Educação Estadual
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta terça-feira (23/2), no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o 1º Encontro Intersetorial Assistência Social e Educação Estadual, com objetivo de unir esforços na busca de novas estratégias para superação de demandas identificadas no cotidiano. O evento reuniu cerca de 200 profissionais entre diretores, professores, mediadores e supervisores estaduais da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, além dos técnicos e coordenadores dos mais diversos equipamentos da Assistência Social.
O encontro foi dividido em dois módulos. No período da manhã, foi realizada uma reunião de formação para ampliar a compreensão entre os profissionais sobre os serviços socioassistenciais disponíveis na área de Assistência Social. Das 8h30 às 12 horas, foram repassadas informações importantes sobre proteção social, em especial para crianças e adolescentes, público-alvo da Diretoria de Ensino, respondendo questões e dúvidas diversas.
O segundo módulo, realizado das 13h30 às 17 horas, foi dedicado para ampliar a compreensão sobre a intersetorialidade na proteção social, ampliando o conhecimento e informações sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. Nos dois períodos, os debates envolveram diretores de escolas, supervisoras, coordenadoras ou mediadores, além dos coordenadores de Cras – Centro de Referência da Assistência Social, Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Centro Pop, Programa Bolsa Família e operadores da Assistência Social e da Educação.
A troca de informações e práticas entre políticas públicas é fundamental para a qualidade do atendimento prestado à população. Por este motivo, o segundo Encontro Intersetorial da Assistência Social e a Educação Estadual já está programado para o dia 17 de março, garantindo a continuidade das discussões necessárias para a garantia dos direitos da população.