Basquete masculino brasileiro
Mogi das Cruzes se tornou uma referência para o basquete masculino brasileiro. Neste final de semana, a equipe Mogi das Cruzes / Helbor conquistou a classificação para a fase final da Liga das Américas, a principal competição interclubes do continente. Além disso, a cidade também receberá, no próximo mês, o Jogo das Estrelas do NBB, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar.
“O projeto do basquete em Mogi das Cruzes vem crescendo e conseguindo resultados expressivos a cada ano. Com a conquista deste final de semana, a cidade está entre os quatro principais times da América, o que é um resultado histórico. Mais do que isso, a cidade também se envolveu com o time e os jogadores são exemplos de vida sadia para os jovens mogianos”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli.
A classificação histórica para a final da Liga das Américas, neste final de semana, aconteceu após três partidas da fase semifinal, que foram disputadas em Bauru. Após estrear com derrota para o Quimsa, da Argentina, na estreia, os mogianos se recuperaram com duas vitórias arrasadoras contra Bauru e Malvin, do Uruguai. Com isso, o Mogi das Cruzes / Helbor terminou com a primeira colocação do Grupo E. Os bauruenses ficaram com o segundo lugar e também garantiram seu lugar na final.
Os jogos da fase final da Liga das Américas acontecerão nos dias 11 e 12 de março, em local a ser definido. Os outros dois participantes sairão da disputa do Grupo F, que acontecerá no próximo final de semana em Barquesimeto, na Venezuela, e contará com a participarão dos brasileiros Flamengo e Brasília, do venezuelano Guaros de Lara e do panamenho Correcaminos.
Ainda no mês de março, Mogi das Cruzes será, pela primeira vez, sede dos eventos do Jogo das Estrelas do NBB. O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, reunirá os principais destaques da competição, que é a mais importante do país. Os eventos são divididos em dois dias. A principal atração será a partida entre as seleções formadas por jogadores brasileiros e estrangeiros que atuam no NBB. Além disso, acontecerão os torneios de 3 pontos e de enterradas, o desafio de habilidades e o arremesso das estrelas. Mogi das Cruzes também receberá o Desafio das Estrelas da LBF, que colocará frente a frente as melhores jogadoras da Liga Feminina.
“O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos possui uma das melhores estruturas do país, tanto nas dependências para receber os torcedores, com conforto, acessibilidade e segurança, quanto no que se refere às condições para os atletas atuarem, com quadra e vestiários de excelente qualidade. Com isso, nosso ginásio se tornou uma referência e receberá esta grande festa do basquete brasileiro”, disse Bertaiolli.
Paralelamente a estas conquistas, o Mogi das Cruzes / Helbor também luta pelo título do NBB. Nas duas últimas temporadas, a equipe terminou a competição na quarta colocação. Na atual competição, o time está na sexta colocação na classificação da primeira fase, com 12 vitórias em 19 jogos, mas com partidas a menos que os times que estão a sua frente. Nesta quinta-feira (25/02), a equipe mogiana enfrenta Franca, a partir das 20 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.
Criado em 2011, o projeto do basquete de Mogi das Cruzes vem conquistando bons resultados nos últimos anos. Entre os destaques estão o vice-campeonato Paulista desta temporada e o vice-campeonato da Liga Sul-Americana 2014, além da chegada às semifinais na Liga Sul-Americana 2015 e nas duas últimas temporadas do NBB. (LM)