Prefeito e secretário acompanham
O prefeito Marco Bertaiolli e o secretário Especial da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas acompanharam, na manhã desta sexta-feira (19/02), as ações do Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e ao Zika Vírus na Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico. Neste dia, escolas de todo o país estão realizando atividades sobre o tema. Em Mogi das Cruzes, as unidades escolares da rede municipal desenvolveram atividades, como a caça ao mosquito e a divulgação de informações para alunos e a comunidade.
“Temos feito mutirões e envolvido todas as secretarias neste trabalho. São feitas visitas em todos os bairros da cidade e as gestantes atendidas pela rede pública estão recebendo repelentes. O destaque da ação desta sexta-feira é a informação que as crianças estão levando para suas famílias. A conscientização é a maior arma contra o mosquito”, disse o prefeito Marco Bertaiolli. A cidade já fez 18 mutirões e no Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, no dia 13 de fevereiro, mais de 4 mil vistorias foram realizadas.
“É uma grande campanha nacional, que está mobilizando 60 milhões de estudantes em todo o Brasil. Estamos levando esse trabalho de conscientização para dentro das escolas. Um mosquito não pode ser mais forte que um Brasil inteiro. As crianças são agentes importantes no combate à proliferação do Aedes Aegypti”, destacou o ex-ministro. Segundo Gabas, dois terços dos criadouros estão dentro das casas, o que torna a conscientização um trabalho mais eficaz de prevenção.
Mobilização nas escolas
A Secretaria de Educação enviou materiais informativos para toda a rede municipal para que todas as 202 unidades participassem da mobilização. “Todas as escolas receberam o material e trabalharam o combate ao mosquito Aedes Aegypti de acordo com a faixa etária de cada turma. É um tema importante que deve chegar até as famílias para que todos sejam agentes junto à sua comunidade”, destacou a titular da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal. A rede municipal conta com 44.789 estudantes.
Na unidade, foi apresentada a peça teatral “Chapeuzinho Amarelo e o Mosquito Mau”, encenada pela a equipe do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, que também estava no local com um espaço de divulgação e informações sobre o Aedes Aegypti. Os alunos também participaram de uma caça ao mosquito, realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, que também promoveu palestras e apresentou vídeos para as turmas. A unidade também expôs trabalhos feitos pelos alunos durante a semana e algumas turmas saíram em passeata pelo bairro. O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, também acompanhou as atividades.
“É um trabalho integrado das secretarias. As escolas estão fazendo vistorias semanais com os alunos para verificar possíveis focos. São 202 unidades, que representam 50% dos próprios municipais”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Está programado para a próxima semana, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a capacitação de agentes comunitários de saúde pela Sucen. Em 2015, Mogi das Cruzes realizou 99.124 ações no combate ao mosquito. (KCB)
Foto: Ney Sarmento/PMMC