Cure 192 utiliza nova sistema

Tablets nas ambulâncias

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 30/01/2016

Cure 192 utiliza nova sistema informatizado com tablets nas ambulâncias

 

A Cure 192 – Central de Urgências, Remoções e Emergências está utilizando um novo sistema que permite a informatização do atendimento nas ambulâncias por meio de tablets. O sistema transmite, em tempo real, informações do atendimento em andamento para a Central de Regulação, garantindo maior agilidade no tratamento e/ou encaminhamento da vítima.

A novidade foi apresentada nesta sexta-feira (29/01), durante visita do prefeito Marco Bertaiolli às instalações da Cure 192, no bairro do Shangai. O evento contaria com a presença do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, que não pode comparecer por motivos de saúde. “O atendimento qualificado de urgência e emergência salva vidas, por isso é de fundamental importância que a população acompanhe os trabalhos e sinta-se segura de que estamos numa busca contínua pela qualidade”, explicou o prefeito.

Além da agilidade, o novo sistema garante maior confiabilidade nos dados transmitidos para o médico regulador que se encontra na Central de Regulação; maior sustentabilidade, por meio da economia de papel; e agilidade na transmissão dos dados para o médico regulador, sem utilização das transmissões via rádio, diminuindo consideravelmente a poluição sonora da base.

O próximo passo, conforme explicou o coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Paulo Villas Bôas de Carvalho, é a aprovação, junto ao Ministério da Saúde, da implantação do protocolo de medicalização nas unidades básicas de atendimento, procedimento hoje adotado apenas nas unidades de suporte avançado (SAV). “A proposta é iniciar a medicalização com a aplicação de glicose para casos de hipoglicemia, podendo avançar para outros medicamentos”, explicou.

O novo sistema de tablets está implantado em 15 viaturas , sendo 11 ambulâncias do Samu e quatro do Setor de Ambulâncias, que trabalham com equipes de enfermagem, dando suporte ao Samu.

A Cure 192 mudou o conceito de atendimento móvel na cidade, garantindo mais segurança aos mogianos em momentos críticos como acidentes, maus súbitos, urgências e emergências de saúde. Grande parte do sucesso na recuperação de uma vítima depende basicamente do primeiro socorro, seja em acidentes ou casos clínicos. Em pouco mais de quatro anos, a Cure atendeu: 229.138 chamados pelo telefone 192; 159.546 chamados de urgência e emergência; 67.646 chamados eletivos (consultas e retornos); e 1.946 trotes ou enganos.

 

Foto: Ney Sarmento/PMMC

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo