A Capela de Santo Alberto, localizada em Mogi das Cruzes, é um importante marco histórico e cultural. Sua origem remonta ao início do século XVII, com indícios de que foi construída por volta de 1611, possivelmente pelos jesuítas, carmelitas ou até mesmo por particulares, utilizando a técnica de taipa de pilão, muito comum no Brasil colonial. A capela é um dos poucos vestígios materiais que datam do início da colonização da região e do desbravamento do Vale do Paraíba.
O nome da capela está associado a uma pintura de Santo Alberto, encontrada na Serra do Itapeti no início do século XVII. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a capela preserva um altar e um retábulo que destacam sua relevância histórica e arquitetônica, representando a rica herança cultural da cidade e da região.
A capela está situada na Estrada Santo Antônio, no bairro do Itapeti, em uma área que combina beleza natural com significância religiosa e histórica, sendo um local de grande interesse para moradores e turistas que visitam Mogi das Cruzes?.
Estrada Santo Antonio, 280 - Itapeti
Mogi das Cruzes / SP