realizam planejamento de atividades
Os professores do projeto de música "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", realizado pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), e gerido pela Sinfônica Mogi, se reuniram na última semana para definir o planejamento para o segundo semestre. Os encontros aconteceram entre segunda (21/07) e quinta-feira (24/07), no Cemforpe.
Ao longo dos quatro dias, os profissionais refletiram sobre a prática pedagógica desenvolvida no primeiro semestre e levantaram os principais avanços e desafios encontrados nas escolas. A partir disso, iniciaram a construção coletiva de uma linha pedagógica comum, considerando as diferentes faixas etárias atendidas pelo projeto.
O grupo também finalizou o planejamento anual, com a definição de eixos temáticos, seleção de repertórios e escolha de metodologias. As reuniões contaram ainda com a sugestão de atividades práticas por bimestre, alinhadas ao currículo de musicalização infantil da rede municipal.
As atividades aconteceram durante o período de recesso escolar e tiveram como foco a qualificação do atendimento oferecido aos alunos. Para o maestro Lelis Gerson, diretor artístico do projeto, o resultado foi bastante positivo. "Os encontros contribuíram para uma maior integração entre os professores e permitiram ajustes nas práticas pedagógicas, com base nas necessidades reais dos estudantes. Também foi uma oportunidade de atualizar técnicas de musicalização e preparar os educadores para um segundo semestre mais dinâmico e eficiente", avaliou.
Para o chefe da Divisão de Projetos Especiais da Pasta, Leandro Tomazzini, o encontro foi uma oportunidade importante para os educadores compartilharem conhecimento e experiências. "Esses momentos de planejamento coletivo ajudam a alinhar ideias e fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas, sempre pensando no bem das crianças", afirmou.
O projeto "Pequenos Músicos" atende mais de 12 mil alunos em 27 escolas, além do núcleo do Parque Leon Feffer. São oferecidas aulas de musicalização no período regular, ensino de sopros, percussão e cordas friccionadas no contraturno e coral. Dentre as unidades, 12 contam com bandas escolares, que se apresentaram ao longo do ano na série de concertos.