participa de ações da Luta Antimanicomia
A Rede de Atenção Psicossocial de Mogi das Cruzes participa da Caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimaniconial, comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, na Avenida Paulista, em São Paulo. Junto de usuários e manifestantes da Capital e de outras cidades, o grupo mogiano percorrerá um trecho compreendido entre o Masp e a sede da Secretaria Estadual de Saúde para marcar a importância da data.
O Movimento de Luta Antimanicomial trabalha a ampla conscientização de toda a sociedade de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco social. Ao contrário, a inclusão e socialização são importantes componentes para recuperação.
A data está sendo lembrada e discutida em outros equipamentos da cidade. Usuários e familiares do Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa participaram, na sexta-feira (12/05), de uma sessão especial de cine debate com o filme “Toc Toc”. O filme de comédia espanhol transmite uma mensagem muito importante sobre empatia e apresenta, de forma respeitosa e muito divertida, como os Transtornos Compulsivos Obsessivos são comuns em nossa sociedade. O enredo mostra que as pessoas que convivem com esses transtornos enfrentam desafios diários e precisam de respeito e atenção.
O encerramento oficial das comemorações será realizado no sábado, dia 20, com a participação no evento “Luta Antimanicomial – Aspectos Históricos e Contexto Atual”, que será realizado no auditório da UMC, das 8 às 13 horas. As atividades fazem parte da Semana da Luta Antimanicomial, que é prevista na lei 5.820 de 2.005 e reúne diversas ações para lembrar a data.
Rede de Atenção
- Centro de Saúde Mental e Caps Infantil: o Centro realiza consultas com psiquiatras, entregas e aplicações de medicamentos, enquanto o Caps Infantil é destinado ao atendimento multiprofissional de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente. Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 556 - Centro.
- Caps II – Centro de Atenção Psicossocial: oferece suporte terapêutico intensivo aos adultos portadores de transtornos mentais graves e persistentes. Rua Antenor de Souza Melo, 350 - Jardim Maricá.
- Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa: proporciona a integração entre pacientes estáveis e a comunidade através da convivência por meio de oficinas diversas e busca de autonomia com projetos de geração de renda. Rua Francisco Franco, 291 - Jardim Santista.
- Caps AD – Álcool e Drogas: destinado para tratamento de pessoas com necessidades específicas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Av. Valentina de Melo Freire Borenstein, 764 - Vila São Francisco.
- Residência Terapêutica: abriga pacientes vindos de internação de longa permanência (mais de 02 anos) em Hospitais Psiquiátricos em todo o Estado, mas que tenham sua origem nas cidades que compõem o Alto Tietê.